Roda de Conversa promove conscientização sobre TDAH e quebra de preconceitos no TCE-AM

As inscrições podem ser realizadas por meio do site da ECP, pelo endereço virtual https://ecpvirtual.tce.am.gov.br/ead/. Participantes que se inscreverem poderão receber certificado com carga horária de 2 horas.  Foto: reprodução TCE-AM
Compartilhe

 

Dando continuidade à série de eventos voltados à saúde dos servidores e de seus familiares, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoverá, na próxima quinta-feira (21/07), a roda de conversa “Hiperatividade x Diagnóstico do TDAH – pelos olhos da sociedade”. O evento será realizado no auditório da Corte de Contas, das 9h às 11h, e contará com a participação de especialistas renomados na área de saúde mental.

 

Realizado pela Diretoria de Saúde (Disau/TCE-AM), em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP), o evento tem como objetivo principal promover a conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de combater o preconceito relacionado ao diagnóstico, desmistificando crenças equivocadas e oferecer orientações tanto para as pessoas diagnosticadas com o transtorno quanto para seus familiares e cuidadores.

 

“O TDAH é um transtorno que afeta muitas pessoas e é fundamental que haja uma conscientização adequada sobre o assunto. A roda de conversa promovida pelo TCE-AM visa contribuir para a quebra de preconceitos, além de fornecer informações relevantes para o diagnóstico e tratamento do TDAH. Estamos empenhados em apoiar iniciativas que promovam o bem-estar e a inclusão de todos os indivíduos”, destacou o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

 

As inscrições podem ser realizadas por meio do site da ECP, pelo endereço virtual https://ecpvirtual.tce.am.gov.br/ead/. Participantes que se inscreverem poderão receber certificado com carga horária de 2 horas.

 

Palestrantes

 

A Roda de Conversa contará com a participação de três palestrantes especializadas no tema. Julyane Garcez Ferreira é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui mestrado em Psicologia na linha de pesquisa em Processos Psicológicos e Saúde, e é sócia proprietária na empresa Evolluna Psicologia. Com ampla experiência em atendimento clínico e docência, Julyane Ferreira tem se dedicado aos estudos relacionados à terapia cognitivo-comportamental, desenvolvimento humano, avaliação psicológica e neuropsicologia.

Valéria Cerqueira é médica formada pela primeira turma da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e especialista em psiquiatria, com pós-graduação em saúde mental e dependência química também pela UEA. Além disso, possui atualização em psiquiatria infantil, trazendo um conhecimento abrangente sobre o diagnóstico e tratamento do TDAH em crianças e adolescentes.

 

A terceira palestrante, Monique de Souza Vitoriano Carneiro, é médica graduada pela Ufam, com residência médica em Neurologia pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas. Monique Carneiro é membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e tesoureira do Capítulo Estadual do Amazonas da ABN.

De acordo com a diretora de Saúde do TCE-AM, doutora Erika Fernandes, o evento chama atenção principalmente para o fato de que o TDAH, apesar de ser cada vez mais comum, continua subnotificado, passando despercebido pelas pessoas. Segundo ela, isso acontece, entre outros fatores, pelo desconhecimento, que acaba gerando preconceitos e atrapalhando um possível tratamento.

 

“A roda de conversa visa esclarecer, orientar e direcionar aqueles que estão presentes. É uma oportunidade de levar informações, tirar dúvidas e auxiliar na identificação precoce do transtorno. Muitas vezes, as pessoas não imaginam que possam estar sofrendo de um transtorno e que isso pode estar afetando suas vidas de diversas maneiras”, pontuou a diretora da Disau, ao ressaltar as possíveis resoluções que podem ser adquiridas com a roda de conversas.

 

“Ao fornecer conhecimento e orientação, podemos ajudar a identificar e encaminhar para o atendimento adequado, garantindo que as pessoas recebam o tratamento necessário. Isso gera um impacto positivo tanto para o paciente, que passa a receber o suporte necessário, quanto para a família, que muitas vezes encontra respostas para situações que antes eram difíceis de compreender”, concluiu.

 

TDAH

 

O TDAH é um transtorno neurodesenvolvimental que afeta cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos. Os sintomas do TDAH incluem hiperatividade, impulsividade e desatenção. O transtorno pode causar dificuldades na escola, no trabalho e nos relacionamentos pessoais.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!