A Prefeitura de Manaus vai apresentar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no desenvolvimento de ferramentas para acompanhamento e controle do processo de imunização contra a Covid-19 no congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece até quarta-feira (19/07) em Goiânia (GO). Atualmente, em sua 37ª edição, o evento é o maior do país com foco na saúde pública.
A apresentação será na tarde desta terça-feira (18/07) como parte da oficina nacional do projeto ImunizaSUS, que reúne 450 estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais. Na programação, a Semsa vai relatar a experiência de desenvolvimento e implementação, durante a pandemia, de ferramentas de tecnologia que viriam a compor o atual Sistema Municipal de Vacinação (SMV).
Experiência vencedora
A apresentação no Congresso Conasems será feita pelo analista de sistemas do DTI, Rogério Carminé, que também elaborou e apresentou o trabalho na 1ª Mostra ImunizaSUS, dentro da 4ª Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, no final de abril. O trabalho da Semsa Manaus foi eleito a Melhor Experiência da Região de Saúde de Manaus, Entorno e Alto Rio Negro, garantindo a participação no evento nacional em Goiânia.
Rogério se diz empolgado não só pela oportunidade de mostrar o trabalho realizado pela gestão municipal na área da saúde como ainda de conhecer iniciativas de outras cidades e compartilhar experiências.
“Essa troca de ideias é legal, porque a gente conhece o processo de imunização nos outros municípios, consegue alinhar com nossa equipe esses processos e criar novas soluções”, assinala o servidor, apontando que ideais simples de tecnologia em outros trabalhos podem levar a soluções que poderiam ser aplicadas em Manaus e outros municípios.