Amazonas é o estado com mais morte de crianças indígenas, segundo relatório

Amazonas é o estado com mais morte de crianças indígenas, segundo relatório
O estado registrou mais de mil mortes de crianças nativas. Foto: Território do Brincar
Compartilhe

O Relatório Violência Contra Povos Indígenas no Brasil revelou que o Amazonas é o estado brasileiro com maior número de óbitos de crianças indígenas nos anos de 2019 a 2022, com 1.014 mil mortes na faixa etária até quatro anos de idade.

As mortes das crianças ocorreram por falta de política públicas nas áreas da saúde, imunização, diagnóstico e tratamento adequado. Em 2022, de acordo com os dados da Sesai compilados no documento, o AM teve 24 óbitos de indígenas por falta de assistência, sendo um total de 132 mortes nos últimos quatro anos, o que coloca o estado em segundo lugar em nível nacional para esse parâmetro.

Durante os quatro anos, no Brasil, foram registrados 3.552 mil mortes, e o AM representa 25,5% desse total. O relatório foi lançado na quarta-feira (26/07) pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em Brasília (DF).

Durante esses quatro anos, o Amazonas foi o estado com maior índice: 1.014 mortes. Na sequência, lideram o ranking Roraima, que registrou 607 mortes; e Mato Grosso com 487 óbitos.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais