A Brasil e Bolívia lideram perda da floresta amazônica, total dos dois chega a 17,50%

A Brasil e Bolívia lideram perda da floresta amazônica, total dos dois chega a 17,50%
A floresta Amazônica está em oito países da América do Sul. Foto: Getty Images
Compartilhe

O Brasil e Bolívia lideram o ranking de perda florestal, tanto em números absolutos quanto proporcionais ao total de floresta em seus territórios, e somam juntos 17,52%. A floresta Amazônica está em oito países da América do Sul.

Os dados dos últimos 20 anos de perda florestal colhidos pela Global Forest Watch indicam que a Bolívia é o país que mais perdeu cobertura florestal original no bioma, com 9,06% perdido entre 2002 e 2022, último ano com dados fechados. Na sequência está o Brasil, com 8,46%.

“Brasil e Bolívia têm tido as maiores taxas de perda de floresta”, afirma Jefferson Ferreira-Ferreira, coordenador de ciência de dados do World Resources Institute Brasil (WRI Brasil), responsável pela plataforma Global Forest Watch.

“A Bolívia tem uma dinâmica de desmatamento muito forte, com similaridade com o Brasil, de perda de floresta para agricultura e mineração.”

A organização compilou os dados de uma colaboração entre a Universidade de Maryland, a Google, a USGS e a NASA, e usa imagens de satélite Landsat para mapear a perda de cobertura de árvores anual a uma resolução de 30 × 30 metros.

A Bolívia apresenta resultados negativos crescentes. No ano passado, o aumento foi de 32% em relação ao ano anterior, resultado que só ficou atrás, entre os países sul-americanos, do desempenho do Equador, com taxa de 68,49%.

A porção do território francês na América do Sul, a chamada Guiana Francesa, é o território com maior preservação, com perda de 0,72% do bioma nos últimos 20 anos.

Mas Ferreira destaca que a perda florestal no território francês está em aceleração. De 2021 para 2022, o aumento foi de 68,45%, a segunda pior da região, logo atrás do Equador. “Embora tenha um grande bloco de floresta conservada e com o desmatamento pequeno, dos menores em área absoluta, é claro que 68% é uma taxa grande”, afirma.

Na região, o destaque negativo recai sobre o Brasil por conta da área total perdida. “Não percentualmente, mas historicamente o Brasil é o que mais perde floresta em toda a Amazônia em área total”, afirma.

A média de floresta brasileira perdida de 2002 a 2022 é de 1,3 milhão de hectares por ano. Em 2022, esse total chegou a 1,69 milhão de hectares, o pior resultado desde 2017, que totalizou 1,96 milhão de hectares de floresta a menos que no ano anterior.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais