Os técnicos-administrativos em educação e os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) farão uma paralisação no dia 10/08 no bosque da resistência, em frente ao campus da Ufam, na Avenida General Rodrigo Otávio, no Coroado, às 7h da manhã.
A ação faz parte de uma mobilização nacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico- Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), entidades representativas de servidores federais da educação, que lutam por melhoria no salário e progressão na carreira.
No dia (04/08), foi desmarcado a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que iria tratar das reivindicações dos servidores federais com o governo federal. O atraso preocupou as entidades representativas e os trabalhadores, já que o prazo máximo para interferir na Lei de Orçamento Anual (LOA) de 2024 é 31/08 e depois desta data não há como modificar o salário da categoria.
Segundo as entidades ANDES, FASUBRA e SINASEFE, a paralização dos servidores deve acontecer dia 10/08, no mesmo dia da nova reunião da MNNP, para imprimir “maior pressão ao Governo Federal, em relação ao desenvolvimento de uma negociação efetiva com a categoria”, nas palavras da manifestação coletiva das entidades nacionais.