A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou na segunda feira (14/08) que estabeleceu a inclusão de vítimas de violências sexuais como grupo prioritário para receber a vacinação contra o HPV.
A inclusão se refere a vítimas de violência sexual de 9 a 45 anos de idade que ainda não se vacinaram contra a doença. Ainda segundo nota divulgada pela Fundação, a imunização está disponível nas unidades de saúde de cada um dos 62 municípios do Amazonas que é de responsabilidade operacional das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa).
Em áreas indígenas, a vacinação é ofertada pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
Para o paciente ter acesso ao serviço prioritário de vacinação, é necessário que o indivíduo leve a indicação de vacina com identificação médica.
A diretora-presidente da FVS-AM, Tatyana Amorim, destacou que os profissionais de saúde devem implementar a inclusão do novo grupo prioritário assim que houver o recebimento da nota.
“A vacinação contra o HPV é de extrema importância, devido aos riscos que o vírus representa para a saúde pública. Então, a FVS busca orientar os municípios para que essa ação seja implementada de forma imediata”, disse.