Teatro Amazonas é palco do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, de 22 a 25 de agosto

Com entrada gratuita, a edição 2023 acontece em três espaços no Centro de Manaus. Foto: Reprodução
Compartilhe

Com 50 filmes selecionados para a programação 2023, o 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte será realizado de 22 a 25 de agosto, em três espaços no Centro de Manaus – Teatro Amazonas, Teatro da Instalação e Palácio da Justiça.

Além de exibição de filmes, a programação contempla rodas de conversas, debates, oficinas e premiação. Toda programação é gratuita e pode ser conferida no site www.festivalolhardonorte.com.

No total, 16 curtas-metragens concorrem aos prêmios da Mostra Amazônia. Dedicada exclusivamente para obras dos estados da Amazônia Legal, a mostra competitiva vai premiar Melhor Filme do Júri e do Público, Direção, dois prêmios de Melhor Atuação, Roteiro, Direção de Fotografia, Montagem, Direção de Arte e Som.

Filmes de outras regiões fora da Amazônia estarão na Mostra Olhar Panorâmico, que nesta edição terá 10 obras, disponíveis on-line no Sonoraplay (www.sonoraplay.net).

Para o público infantojuvenil, foram selecionados seis filmes na Mostra Olhinho. Filmes de todo o país estarão na Mostra Outros Nortes, que teve 10 filmes selecionados.

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte ainda terá filmes convidados, entre eles três curtas/médias e três longas-metragens que terão exibições especiais na abertura e encerramento da programação.

“É a nossa edição com mais filmes de temática indígena, e com mais filmes dirigidos por mulheres. Obras de realizadores que se colocam como participantes de um momento de efervescência política e cultural, e que também apontam caminhos particulares como linguagem de cinema”, ressalta a carta da curadoria, assinada por Diego Bauer, Victor Kaleb e Flávia Abtibol, curadores desta edição.

 

Amazônia Legal

 

Pela primeira vez, o Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte abriu inscrições para toda a Amazônia Legal, incluindo a possibilidade de cineastas e realizadores do Maranhão e Mato Grosso se inscreverem na mostra principal, chamada Amazônia.

Na internet

Pela primeira vez, um estúdio de mesacast será montado no hall do Teatro do Amazonas, para realizar entrevistas exclusivas com diretores, atores e produtores e convidados especiais do evento.

O conteúdo será produzido por quem entende do assunto: Caio Pimenta, diretor e crítico do o Cine Set, maior portal de Cinema do Norte do Brasil e parceiro de mídia do festival, e Iana Moral, podcaster e sócia da Sonoraplay, plataforma de streaming oficial do festival em 2023.

O Estúdio Cine Set e Sonoraplay terá entrevistas e bate-papos em três formatos: podcasts no Deezer e Spotify editados por João Bosco Soares, cortes para Reels no Instagram e a íntegra dos bate-papos em formato de mesacast no canal do Cine Set no YouTube e no próprio Sonoraplay.

A produção ainda vai contar com o apoio dos estudantes do projeto Cine & Vídeo Tarumã, cineclube da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com mais de três décadas de existência.

Transmissão ao vivo

O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte chega à TV aberta pela primeira vez. A cerimônia de abertura terá transmissão ao vivo na TV Encontro das Águas, emissora de comunicação pública do Amazonas, direto do Teatro Amazonas, na noite de terça-feira, 22 de agosto, a partir das 20h.

A transmissão será encerrada antes da exibição dos filmes de abertura do festival, o curta amazonense “Castanho”, de Adanilo, e o longa “A Flor do Buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, premiado no último Festival de Cannes.

Para Caio Pimenta, parceiro de mídia do Olhar do Norte 2023, a exibição da cerimônia ao vivo na TV Encontro das Águas é um fato raro no circuito de festivais brasileiros.

“Eventos tradicionais de cinema no país com décadas de história não conseguem o mesmo espaço na TV aberta e sua capacidade de chegar a milhares de pessoas. Por isso, é tão valioso ter esta oportunidade de apresentar o que é o festival, mostrar que existe cinema de qualidade e feito por artistas valiosos no Amazonas e na Amazônia Legal, além de atrair as pessoas para que compareçam ao Teatro Amazonas nas demais sessões”, disse.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais