Pela primeira vez, os alunos da escola de Educação Tecnológica Manaós Tech for Kids foram campeões da etapa estadual e irão representar o Amazonas na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2023). A próxima etapa, que será a nacional, acontece em Salvador (BA), no período de 2 a 12 de outubro de 2023.
A equipe formada pelos alunos: André Luís Sena (10 anos), Natã Sakamoto Benezar dos Santos (12 anos) e Carlos Manoel Onidio Pereira da Silva (9 anos), contou com a orientação do professor e técnico José Venâncio.
Os alunos da escola Manos Tech competiram no nível 1 (Ensino Fundamental) contra outras quatro equipes de mesmo nível. A etapa foi realizada na última sexta-feira (18) na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) no prédio da Academia STEM.
O robô, completamente autônomo construído pelos próprios alunos da Manaós Tech, tinha como tarefa resgatar todas as vítimas de um ambiente de desastre hostil fictício. O desafio era cumprir a tarefa sem a interferência humana. A missão foi realizada com sucesso por André, Natã e Carlos que executaram todos os rounds em menor tempo e obtiveram 330 na pontuação final.
“Nosso robô estava muito preparado e já esperávamos pela vitória. Nossa equipe foi a única que executou todos os rounds em menor tempo”, revelou o técnico, professor José Venâncio.
Para o CEO da Manaós Tech, Glauco Aguiar, a conquista é um marco na história da escola e vem para mostrar a importância da consistência e da capacidade dos alunos.
“Estamos muito contentes com esse resultado porque vamos representar o nosso Estado numa competição nacional. Nossos alunos estão prontos para mostrar para o Brasil que a robótica do Amazonas conta com muito talento e competitividade”, declarou o CEO da Manaós Tech, Glauco Aguiar.
OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
A Olimpíada possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto ao público que nunca viu robótica. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.