A Fundação Dr. Thomas (FDT) realizou na terça-feira (22/08) o Projeto “Mais Vida”, na área externa da instituição. A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, explica a necessidade desse trabalho personalizado para os idosos da ILPI.
“Estamos trabalhando diariamente com a equipe multidisciplinar, para que os idosos façam o banho de sol com frequência. Os idosos de alta dependência “acamados” acabam ficando por mais tempo em um ambiente fechado e, sabemos que a ausência da Vitamina D está relacionada a várias doenças e, o nosso trabalho está sempre pautado em pesquisas e estudos na área, a equipe técnica, se aprofunda, para sempre oferecer o melhor acompanhamento para o bem-estar da pessoa idosa atendida na FDT”, explica Martha.
Ao todo, seis idosos acamados participaram do banho de sol, com apoio da equipe multidisciplinar, para garantir a segurança na transferência do idoso para área externa, como explica a coordenadora do Núcleo de Saúde da ILPI, Marina Luniére.
“Foi realizada várias reuniões com a equipe de maqueiros e cuidadores para redobrar os cuidados na transferência dos idosos do pavilhão para área externa. Para garantir mais conforto ao idoso, eles utilizam a cama hospitalar, que permite diferentes ajustes, assim como a adaptação do equipamento conforme as atividades de rotina. A melhor acomodação favorece também o trabalho do cuidador, além de deixar o paciente mais tranquilo e seguro enquanto estiver de repouso”, explica Marina.
Saúde da pessoa idosa na ILPI
Segundo a responsável técnica da equipe de saúde da FDT, a médica Raquel Belém, o banho de sol tanto para os idosos de alta, média ou independente é importante porque é a grande fonte para a produção de Vitamina D.
“Ainda que encontrada em alguns alimentos, a vitamina D é produzida de forma mais adequada por meio da exposição solar. Então, é indicado que as pessoas idosas fiquem de 15 a 20 minutos com pernas, braços e, se possível, barriga e tronco expostos ao sol”, afirma.
A médica Raquel Belém também reforça que todos os idosos sejam acamados ou não precisam do banho de sol e uma alimentação aliada na manutenção dos níveis de vitamina D. “As principais fontes são: peixes como sardinha, carne, leite, ovos, manteiga, castanhas, feijão e verduras como a couve.