Neste sábado (26), às 20h, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/n°, Centro, zona sul), o escritor, jornalista, bailarino e coreógrafo Adalto Guilherme Xavier Gil será homenageado na abertura da 11ª edição do Festival Amazonas de Dança (FAD).
Também serão homenageados os artistas de hip-hop Miguel Maia e Dirley Duarte. A entrada é gratuita.
Após as homenagens, serão apresentados os seguintes espetáculos: “Catraieiros”, do Balé Folclórico do Amazonas; “Saga Cabocla”, da Cia. Mônica Seffair; e “A Temporada de Ganga”, de Patrick Hernandes de Souza Assunção.
“Eu fiquei feliz com a indicação do meu nome para ser homenageado neste 11° FAD. Fiquei feliz quando soube que eu recebi o maior número de votação. Isso significa que a categoria tem um carinho e uma admiração especial por mim, pelo meu trabalho artístico e pelo que eu fiz pela dança como jornalista também, divulgando matérias de páginas inteiras nos cadernos de cultura dos jornais de Manaus. E também gostei especialmente porque no Brasil existe uma cultura de homenagear pessoas somente depois que elas falecem. Então é uma alegria ser reconhecido e lembrado ainda em vida”, comentou Adalto.