Na segunda-feira (28/08) aconteceu a “Amostra de Agricultura Familiar 2023/2024”. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), serviu para apresentar uma parte dos itens que serão utilizados na merenda escolar e distribuídos nas unidades de ensino municipal.
Durante a ação, David Almeida destacou que a compra faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), conforme determina a Lei nº 8.666, de 1993. Serão inseridos 27 itens novos, que serão utilizados na merenda escolar distribuída nas unidades de ensino municipal.
“Esses produtores rurais estão tendo o apoio da prefeitura. Para vocês verem que é uma cadeia. Você melhora o ramal para que os produtores possam escoar a produção, a prefeitura melhora as escolas, as crianças vão estudar, os produtores produzem e vendem para a prefeitura, que entrega esse material para abastecer os refeitórios para que as crianças tenham uma melhor condição para o aprendizado. Essa é a realidade”, enfatizou Almeida.
De acordo com dados da Semed, serão 700 famílias beneficiadas com a agricultura familiar, mais de 2 mil pessoas trabalhando na produção. As entregas dos alimentos começam nesta quarta-feira, 30/8, sendo que a prioridade são as creches, depois os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
Será fornecido pela Agricultura Familiar às unidades de ensino na rede municipal de Educação: frutas, legumes e verduras como banana, mamão, melancia, laranjas, macaxeira, jerimum, alface, repolho, pepino, entre outros. Mas, a grande novidade está no oferecimento da pitaya, uma fruta pouco comum na mesa dos amazonenses.