O projeto Rede Amazônica de Tecnologia Social, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI/CNPq), lançou nessa quarta-feira (30/08) dez minidocumentários sobre tecnologias sociais aplicadas em comunidades da Amazônia, durante o XI Workshop de Tecnologia Social. O evento é gratuito e transmitido pelo canal do Inpa no YouTube (youtube.com/@INPAdaAmazonia). A mesa de abertura contou com a presença da diretora do Inpa, a pesquisadora Antonia Franco.
A coordenadora do projeto e de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez, explica que os vídeos buscam divulgar as experiências e compartilhar o conhecimento, os registros e o modo como reproduzir esse conhecimento, que vai além de manuais técnicos e de cartilhas também produzidas pelo projeto. Os vídeos têm entre 6 e 11 minutos de duração e contaram com a colaboração do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
“As comunidades que visitamos e que tiveram suas vidas tocadas pelas tecnologias podem se apropriar dos protótipos e técnicas sem custo algum, porque são todas tecnologias de uso livre, de uso aberto, sem patenteamento. A grande característica do projeto é o desenvolvimento de inovações”, destaca Gutierrez.
O evento que discute as tecnologias sociais e o conhecimento tradicional é híbrido e encerrou nessa quinta-feira (31/08), com palestras, rodas de conversa e lançamento de seis cartilhas. As atividades da programação acontecem das 8h às 12h, em formato virtual, exceto a oficina Técnica sobre instalações fotovoltaicas e o sistema de purificação de água do Inpa, que será presencial, na sala multiuso da Casa da Ciência no Bosque da Ciência, das 14h às 16h.
As produções audiovisuais estão disponíveis gratuitamente no canal do Inpa no YouTube, acesse aqui.