Festivais em cinco cidades celebram o Dia da Amazônia 2023

Festivais em cinco cidades celebram o Dia da Amazônia 2023
Foto: Reprodução
Compartilhe

Neste mês de setembro, a Amazônia será celebrada com eventos culturais por todo o país, começando dia 2 em Alter do Chão, em Santarém, no Pará, e no dia 3 em São Paulo.

Ano passado, movimentos e organizações socioambientais iniciaram a tradição da comemoração do Dia da Amazônia (5 de setembro), instituído por lei em 2007, com festivais e atividades diversas. Este ano, mais de 50 artistas farão parte da mobilização nacional ao longo do mês.

Com o objetivo de reforçar a data no calendário de brasileiras e brasileiros – repetindo o sucesso de 2022 –, cinco cidades vão comandar a comemoração em 2023: além de Santarém e São Paulo, Manaus (09/09), Macapá (17/09) e São Luís, onde serão realizados os últimos shows, em 30/09. Nomes como Dona Onete, a Rainha do Carimbó Chamegado, Russo Passapusso e Bnegão se apresentarão no decorrer do Setembro Amazônico, homenageando o bioma que é centro das atenções mundiais tanto por seu papel vital na regulação do clima e na manutenção da vida de suas populações como pela crescente relevância que a região tem nas discussões sobre o modelo de desenvolvimento nacional.

A importância que a sociedade brasileira cada vez mais enxerga na floresta motivou os diversos movimentos e organizações socioambientais a saírem às ruas pelo segundo ano consecutivo. A celebração do Dia da Amazônia é também um alerta para o Brasil e o mundo sobre a importância do bioma para o combate às mudanças climáticas, trazendo a preservação da Floresta Amazônica como elemento central para o debate público brasileiro.

Dezenas de ações descentralizadas acontecerão em todo o território nacional até o dia 30, como oficinas, peças de teatro, atividades esportivas e educativas, plantio de árvores, exposições e exibição de filmes. Todas vão focar na temática da proteção e valorização da Amazônia.

A iniciativa, com o nome de Festivais Dia da Amazônia 2023 para marcar o Setembro Amazônico, é realizada pelas organizações socioambientais Nossas, labExperimental, Condô, Tendal da Lapa, Namaloca, Orígenas, Movimento Amazônia de Pé, Associação Gira Mundo, Instituto Mapinguari, Utopia Negra, Reocupa, Lab da Cidade e Instituto Clima e Sociedade (iCS), com a participação de outras dezenas de instituições socioambientais. A mobilização pretende atrair públicos diversos ao longo das programações de cada cidade, levando a mensagem de que a Amazônia está em todo lugar, muito além de suas fronteiras, e merece ser comemorada.

 

Dona Onete e muito mais em Alter do Chão – 02/09

O show de abertura será o Festival Amazônia de Pé, em Alter do Chão, em Santarém (PA), dia 2 de setembro. Vão se apresentar o Ritual do Sairé, Espanta Cão, Lane Lima (Guardiã Tribal – Tribo Munduruku), Suraras do Tapajós, Marciele Albuquerque (Cunhã Poranga – Boi Caprichoso), Priscila Castro convida Cleide do Arapemã, Boto Cor de Rosa e Boto Tucuxi, Dona Onete e Zek Picoteiro.

 

Baile da Terra em São Paulo – 03/09 

No dia seguinte (03/09), em São Paulo, o Tendal da Lapa recebe o Festival Baile da Terra, a partir das 14 horas. Entre os nomes que se apresentarão estão o Nomade Orquestra com Russo Passapusso e Dj Ália. Em Manaus, no dia 9, será a vez do Festival Grito na Rua. Macapá recebe o Festival Nossa Amazônia em 17 de setembro. E fechando as comemorações, acontece em 30 de setembro o Festival Re(x)istencia Fest lll, em São Luís.

 

Ações descentralizadas por todo o país homenageiam a Amazônia

Além dos festivais nas cinco cidades, está sendo organizada a Virada Cultural Amazônia de Pé (https://virada.amazoniadepe.org.br/), conduzida pelo Movimento Amazônia de Pé (https://amazoniadepe.org.br/). A programação da Virada reúne dezenas de ações descentralizadas por todo o país, como oficinas, cine-debates, rodas de conversa e outras atividades organizadas de maneira autogestionada por seus proponentes. As iniciativas demonstram que, em todas as regiões, os brasileiros estão atentos ao tema e querem participar dessa comemoração em defesa da Amazônia.

Outras ações e atividades serão realizadas por organizações socioambientais participantes na mobilização do Setembro AmazônicoConfira aqui.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais