Rússia classifica jornalista ganhador do Nobel da Paz como “agente estrangeiro”

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz Dmitry Muratov. Foto: Evgenia Novozhenina / Reuters
Compartilhe

Autoridades russas rotularam, o jornalista Dmitry Muratov, vencedor do Prêmio Nobel, como um “agente estrangeiro”, uma medida frequentemente adotada contra os críticos das políticas do Kremlin.

Agências de notícias russas citaram o Ministério da Justiça dizendo que Muratov, editor do jornal independente Novaya Gazeta e co-laureado com o Prêmio Nobel da Paz de 2021, foi um dos vários cidadãos russos adicionados à lista.

Os chamados “agentes estrangeiros” foram sujeitos a revistas policiais e outras medidas punitivas.

Em entrevista ao Correio Braziliense , Muratov diqque que o Novaya Gazeta foi alvo de um ataque químico. “Um cara veio até a nossa redação e arremessou uma substância química. Ninguém ficou gravemente ferido, mas esse atentado foi uma mensagem para que interrompêssemos nossas atividades”, disse Martynov. Ele relatou que, meses antes da eclosão da guerra, a polícia russa começou a inventar casos criminais contra jornalistas. “Os agentes vão até sua casa, levam seu celular e seu notebook e tentam encontrar algo que o incrime.”

Martynov lembrou que, em 6 de março de 2022, dez dias depois da invasão à Ucrânia, Putin criou uma lei proibindo jornalistas de usarem o termo “guerra” e obrigando-os a se referirem à ação bélica como “operação militar especial”. “As autoridades nos forçam a usar uma única fonte oficial ao cobrirmos qualquer história relacionada à guerra”, denunciou. Segundo o ex-editor, muitos jornalistas estão presos, e centenas viram-se obrigados a fugir do país.

Para Martynov, o governo Putin tem lutado contra a liberdade de expressão e adotado leis e práticas que baniram o execício do jornalismo livre. “Mesmo antes da guerra na Ucrânia, houve uma enorme campanha contra jornalistas. O Ministério da Justiça russo rotulou vários colegas de agentes estrangeiros, o que é uma ideia incrivelmente estúpida, além de inconstitucional e fora do senso comum”, afirmou o representante da Novaya Gazeta. “Nossas publicações são marcadas e precisamos fornecer todas as nossas contas bancárias ao Ministério da Justiça, quatro vezes por ano. Isso é totalmente ilegal, pois viola a privacidade. Também ficamos impedidos de trabalhar em universidades.”

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais