Amazonas decreta emergência ambiental depois de 4 mil queimadas em setembro

Compartilhe

O governador Wilson Lima emitiu um decreto de emergência ambiental no Amazonas nessa terça-feira (12/09) com o objetivo de mitigar os impactos do desmatamento ilegal e das queimadas em todo o estado.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 3.925 focos de incêndio nos primeiros dez dias de setembro, tornando este o segundo pior mês de setembro desde 2021. No total do ano, o estado já acumula 11.736 queimadas.

A declaração de emergência abrange vários municípios, incluindo aqueles no sul do estado e na Região Metropolitana de Manaus, totalizando 24 áreas afetadas. O governo estadual prevê que a situação de emergência ambiental perdurará por 90 dias.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) será responsável por coordenar o decreto em colaboração com outras agências para desenvolver e implementar estratégias de combate ao desmatamento e às queimadas na região. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) ficará encarregado de coordenar a execução operacional das ações de resposta às ocorrências, com apoio da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais