Nesta quinta-feira (14/09), a Polícia Federal deflagrou a Operação Quinta Ilegal, visando combater fraudes na concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Manaus.
Os agentes cumpriram um mandado de prisão preventiva e outro de busca e apreensão na capital, com o objetivo de desmantelar as atividades de um fraudador que manipulava concessões de benefícios previdenciários.
Além de combater as fraudes atuais, a operação também cancelará e bloqueará os benefícios de indivíduos que se aposentaram de maneira irregular.
A ação foi desencadeada após um médico denunciar que laudos em seu nome estavam sendo apresentados ao INSS sem sua autorização para a concessão de benefícios. Essas atividades fraudulentas resultaram em prejuízos estimados em mais de R$ 105 mil para a União, embora haja indícios de que o fraudador intermediou diversos outros benefícios fraudulentos.
Caso seja condenado, o investigado enfrentará uma pena de até 11 anos e seis meses de prisão. A identidade do homem investigado não foi divulgada pela PF.