Operação da PF contra mineração ilegal de ouro em Manaus

Operação da PF contra mineração ilegal de ouro em Manaus
A operação bloqueou mais de R$ 5,7 bilhões em bens dos envolvidos. Foto: Divulgação
Compartilhe

Nesta quarta-feira (20/09), a Polícia Federal conduziu uma operação em seis estados do Brasil, incluindo o Amazonas, com o objetivo de combater a extração ilegal de ouro em terras indígenas e leitos de rios usando dragas. A Operação Emboabas resultou na prisão de duas pessoas e no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares.

Os suspeitos, de acordo com a Polícia Federal, estavam retirando ouro de áreas onde a mineração é proibida e, em seguida, falsamente declaravam que o metal havia sido extraído de áreas com permissão de lavra. A operação bloqueou mais de R$ 5,7 bilhões em bens dos envolvidos.

A investigação também revelou indícios de contrabando de ouro para a Europa, após a prisão em flagrante de uma pessoa que transportava 35 kg do metal. Essa pessoa pretendia entregá-lo a dois norte-americanos, sócios de uma empresa em Nova Iorque.

O esquema envolveu a aquisição de ouro de terras indígenas e leitos de rios por meio de dragas, com a posterior declaração fraudulenta de que o ouro foi extraído de áreas de mineração legal. O principal alvo da operação era responsável por “esquentar” o ouro, ou seja, fazer com que o ouro extraído ilegalmente entrasse no mercado nacional e internacional como legal.

Os investigados enfrentarão acusações que incluem usurpação de bens da União, organização criminosa, lavagem de dinheiro, extração ilegal de ouro, contrabando, falsidade ideológica, receptação qualificada, entre outros crimes.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais