Na terça-feira (26/09), o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou a ordem de serviço nº 17/2023, que autoriza a construção do Parque Encontro das Águas – Rosa Almeida.
Esse projeto será realizado pelo consórcio formado pelas empresas FN Crespo Neto e Cia LTDA e a Red Engenharia, e tem um orçamento estimado de R$ 80 milhões. O parque será erguido na avenida Desembargador Anísio Jobim, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da cidade, conhecida como a antiga Ponta das Lajes, com previsão de conclusão em outubro de 2024.
A obra, que homenageia a mãe de David Almeida, envolverá a construção de uma guarita, área administrativa, pórtico de entrada, espaço multiuso, quiosques, banheiros públicos, estacionamentos e acesso para Pessoas com Deficiência (PcDs). As áreas ao ar livre incluirão academia ao ar livre, playground e playpet. O local já possui uma estrada asfaltada, mas experimenta um alto fluxo de caminhões devido a um porto de embarque e desembarque nas proximidades.
O projeto busca criar um espaço atraente para os moradores locais e turistas, aproveitando a beleza natural da região, como o famoso Encontro das Águas. A expectativa é de que a mobilização para o início das obras comece na semana seguinte, e o trabalho será realizado de maneira gradual, incluindo demolições, tapumes e canteiros.
Os moradores da área têm esperanças de que o projeto traga desenvolvimento sustentável e oportunidades turísticas para a região, mas também expressam preocupações quanto ao impacto na fauna local, que abriga animais silvestres, como sauins, araras, macacos e pacas. A preservação dessas espécies é uma das preocupações levantadas pela comunidade local.