Transformar a capital amazonense em uma cidade mais acolhedora, inclusiva e sustentável, reduzindo as desigualdades sociais com intervenções estratégicas e participação da população. Com essa missão, o Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), órgão consultivo e auxiliar da gestão municipal, lançará, na próxima segunda-feira (09/10), a partir das 8h30, no Casarão Cassina, no centro histórico, o projeto de Urbanismo Social de Manaus.
O projeto conta com a parceria da Fundação Tellescom e apoio da Consultoria Diagonal, pioneira em gestão social, com 33 anos de história, mais de 1.300 projetos em 22 países e 200 empresas.
Participarão das ações de lançamento do projeto secretários e técnicos de todos os órgãos municipais.
O Urbanismo Social de Manaus será desenvolvido em etapas, sendo a primeira delas, de coleta de dados ambientais, sociais, de educação, saúde, mobilidade, infraestrutura, segurança, urbanismo, empreendedorismo, economia, habitação e outros, além dos projetos e políticas públicas prioritárias da Prefeitura de Manaus.
Em uma segunda etapa, a população será ouvida no máximo nível de detalhes, contribuindo com a avaliação e definição das prioridades do governo municipal.
“Em termos práticos, o Projeto de Urbanismo Social de Manaus nos ajudará a definir quais as prioridades da população, com a máxima riqueza de detalhes e, desta forma, a prefeitura irá aprimorar suas iniciativas de inclusão social, trabalho e distribuição de renda, preservação e recuperação dos ecossistemas urbanos, habitação, educação, saúde. Enfim, tornando Manaus uma cidade sustentável econômica, social e ambiental, atraindo investimentos e produzindo mais qualidade de vida”, explicou o vice-presidente de Assuntos Estratégicos do Conselho de Gestão Estratégica, Alessandro Moreira.
Ele também esclareceu que, neste momento, os gestores públicos serão ouvidos, os dados serão compilados e consolidados em uma plataforma georreferenciada que possibilita decisões ágeis e assertivas. E afirmou que não haverá custos com a Consultoria Diagonal, fruto de cooperação com a Fundação Tellescom, sendo todos os produtos propriedade exclusiva da Prefeitura de Manaus.
O urbanismo social é uma estratégia de intervenção urbana que, a partir da articulação das diferentes políticas públicas, urbanização e participação social, qualifica territórios com altos índices de vulnerabilidade (social, econômica e ambiental) e promove a transformação em espaços mais inclusivos e acolhedores, reduzindo as desigualdades socioespaciais nas cidades.