Pesquisa brasileira de detecção de petróleo no pescado é reconhecida internacionalmente

Foto: Divulgação
Compartilhe

Pesquisa desenvolvida em colaboração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA/RS), por meio do Setor Laboratorial Avançado em Santa Catarina (SLAV/SC), resultou em metodologia inédita para analisar a contaminação de pescado com petróleo. Fruto da evolução da ciência e tecnologia brasileiras, o método causou causar um impacto imediato na saúde pública.

 

Reconhecida internacionalmente por órgãos como o United States Department of Agriculture (USDA) e a International Spill Control Organization (ISCO), a metodologia foi desenvolvida após o desastre ambiental de 2019, quando um derramamento de petróleo afetou 11 estados brasileiros. O projeto reúne expertise dos servidores Rodrigo Barcellos Hoff, Heitor Daguer e Fabiano Barreto, todos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas). O trio de se aliou ao grupo composto pelos pesquisadores Pedro Luiz Manique Barreto, Luciano Molognoni, Thais de Oliveira e Ana Paula Zapelini de Melo.

 

Ana Paula, pesquisadora responsável pelo desenvolvimento do método, observa que o trabalho envolveu técnicas avançadas de extração para quantificar a presença de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) em pescado. Esse grupo de compostos químicos, presentes da composição do petróleo, são conhecidos por suas propriedades carcinogênicas para humanos e também por servirem como marcadores de contaminação petrogênica em alimentos. Além disso, a especialista reitera ainda que a metodologia foi desenvolvida e validada em tempo recorde e destaca como o engajamento foi vital para alcançar este resultado.

 

“O processo de desenvolvimento e validação do método analítico foi concluído em apenas quatro meses. Isso foi possível devido à intensa dedicação da equipe envolvida, que trabalhou para conduzir experimentos, coletar dados, realizar análises detalhadas e otimizar o método de forma eficaz. A colaboração e o comprometimento da equipe foram fundamentais para desenvolver o método, que garantiu a segurança dos consumidores de pescado após o desastre com derramamento de petróleo no litoral do Brasil”.

 

Inovadora, a metodologia utiliza máquinas de cápsula de café espresso adaptadas para extrair os contaminantes do pescado para uma análise rápida, confiável e segura e apresenta alto índice de precisão e confiabilidade. A pesquisadora destaca que a confiabilidade do método foi demonstrada por meio de protocolos de validação, seguindo os rigorosos critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e União Europeia.

 

“O método foi adotado pelo MAPA como oficial para determinar a presença de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) em pescado, após o derramamento de petróleo ocorrido no Brasil em 2019. Os resultados fornecidos por esse método foram essenciais para respaldar as ações das autoridades reguladoras após a tragédia ambiental”, destaca.

 

Outro fator animador, segundo a pesquisadora, é o nível de confiança de 95%, que rendeu ao método publicação na revista Food Analytical Methods, da Springer Nature, e pode ser reproduzido por outras universidades e laboratórios.

 

“ A máquina de café espresso, que simula a extração por líquido pressurizado (PLE), foi utilizada em um momento de emergência sanitária. Naquela ocasião, era essencial dispor de um método rápido, de baixo custo e que fornecesse resultados metrológicos confiáveis”, detalhou.

 

Com isso, o trabalho entrega um impacto positivo à pesquisa científica brasileira para enfrentar desafios ambientais e evoluir na proteção da saúde pública, ambiental e alimentar.

 

“A combinação de conhecimento científico sólido e soluções inovadoras tem o potencial de impulsionar avanços significativos na pesquisa científica no Brasil, desempenhando um papel essencial não apenas para garantir a segurança dos alimentos, mas também para lidar efetivamente com desastres ambientais. Essa abordagem fortalece a capacidade do país de enfrentar situações críticas de maneira eficaz e pode influenciar de forma positiva a resolução de desafios de alcance global”, concluiu.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais