O objetivo do evento é popularizar e divulgar a importância da Ciência e Tecnologia para a sociedade, especialmente estudantes e jovens. A programação é totalmente gratuita e aberta ao público. Para o Bosque da Ciência, é necessário agendar a visita pelo site. O espaço de visitação pública do Inpa fica na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis.
A abertura oficial da SNCT do Inpa acontecerá na segunda-feira , 16, às 09h da manhã, online pelo Youtube @INPAdaAmazonia. A programação de abertura conta com mesa-redonda sobre “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável” com Lígia Uribe, do projeto Gigas, de manejo com pirarucu – o gigante da amazônia, e Denise Gutierrez, coordenadora de Tecnologia Social, e a participação da diretora do Inpa, Antonia Franco, e do coordenador de extensão, Márcio Silva.
Programação
Durante a Semana Nacional, o Inpa realizará diversas atividades, como o portas abertas que possibilita aos estudantes conhecerem os laboratórios e coleções do instituto. Além disso, serão realizadas palestras, workshops, exposições e rodas de conversas para interações com o público. Para mais detalhes da programação acompanhe as redes sociais do Inpa: @inpa_mcti.
Márcio Silva, coordenador de extensão do Inpa, enfatiza que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz consigo um leque de conhecimentos técnicos e científicos produzidos no país e neste contexto “O Inpa rege sua excelência adquirida no decorrer de décadas de labuta árdua e responsável, na produção do conhecimento e compromisso com a sustentabilidade da amazônia. Além de contribuir na difusão do conhecimento científico e tecnológico em nosso país e no planeta”, pontua.
O espaço de visitação do Bosque da Ciência terá um circuito de exposições e oficinas durante toda a semana. “Madeiras e resíduos – Um potencial incrível” será uma dessas exposições, nela o visitante terá contato com pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Celulose, Papel/Carvão Vegetal e “amostras de um pouco da riqueza da Amazônia através da sua incrível variedade de espécies arbóreas florestais com potencial tecnológico de uso e diversas aplicações”, explica Marcela Amazonas, pesquisadora do Inpa.
As atividades, palestras e workshops apresentados pelos pesquisadores têm como objetivo demonstrar a missão do Inpa durante sete décadas de atuação na Amazônia. Denise Gutierrez, coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, destaca que o tema 20º SNCT converge para o trabalho que o Instituto desenvolve desde a sua implantação, a produção e promoção científica e as preocupações ambientais. “Isso se alinha muito bem ao que o Inpa tem desenvolvido. Porque a gente sabe que o carro-chefe, desde a história de implantação do Inpa, foi de fato pesquisas voltadas para a biodiversidade, descrição das espécies, descobertas de novas espécies, classificações, enfim, um mundo da biodiversidade amazônica que é tão rica”, pontua.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia faz parte da programação anual do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), envolvendo diversas unidades de pesquisas e instituições parceiras com o intuito de permitir que o público conheça de perto o trabalho desenvolvido pelos cientistas, tecnólogos e estudantes de cada instituição.
O Inpa participa da SNCT desde a primeira edição e este ano também estará participando com um stand institucional em Brasília, levando os elementos da biodiversidade amazônica, coleções entomológicas e os protótipos expositivos de tecnologia social, tais como: pele de peixes e cogumelos amazônicos.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desempenha um papel importante na promoção da cultura científica no Brasil, aproximando a população da ciência, incentivando a educação científica e tecnológica, além de mostrar como a ciência e a tecnologia estão inseridas no cotidiano das pessoas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico do país.
SNCT Ribeirinha
Durante o mês de novembro os pesquisadores do Inpa irão a essas comunidades/municípios compartilhar suas pesquisas e difundir a ciência produzida no Instituto.