Inpa realiza programação para SNCT 2023

Foto: Divulgação
Compartilhe
Exposições e oficinas no Bosque da Ciência sobre tartarugas da Amazônia, insetos, gavião-real, plantas aquáticas, madeiras amazônicas, jogos, visitas na Casa da Ciência, além de visitas guiadas a laboratórios e Coleções Científicas Biológicas. Estas são algumas das mais de 80 atividades que serão realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 14 a 22 de outubro, com a maior parte da programação no Instituto, e ações educativas em escolas de Manaus.
A programação é totalmente gratuita e voltada para a população, especialmente estudantes. Banner: Pedro Felipe / INPA

O objetivo do evento é popularizar e divulgar a importância da Ciência e Tecnologia para a sociedade, especialmente estudantes e jovens. A programação é totalmente gratuita e aberta ao público. Para o Bosque da Ciência, é necessário agendar a visita pelo site. O espaço de visitação pública do Inpa fica na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis.

A abertura oficial da SNCT do Inpa acontecerá na segunda-feira , 16, às 09h da manhã, online pelo Youtube @INPAdaAmazonia. A programação de abertura conta com mesa-redonda sobre “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável” com Lígia Uribe, do projeto Gigas, de manejo com pirarucu – o gigante da amazônia, e Denise Gutierrez, coordenadora de Tecnologia Social, e a participação da diretora do Inpa, Antonia Franco, e do coordenador de extensão, Márcio Silva.

Programação

Durante a Semana Nacional, o Inpa realizará diversas atividades, como o portas abertas que possibilita aos estudantes conhecerem os laboratórios e coleções do instituto. Além disso, serão realizadas palestras, workshops, exposições e rodas de conversas para interações com o público. Para mais detalhes da programação acompanhe as redes sociais do Inpa: @inpa_mcti.

Márcio Silva, coordenador de extensão do Inpa, enfatiza que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz consigo um leque de conhecimentos técnicos e científicos produzidos no país  e neste contexto “O Inpa rege sua excelência adquirida no decorrer de décadas de labuta árdua e responsável, na produção do conhecimento e compromisso com a sustentabilidade da amazônia. Além de contribuir na difusão do conhecimento científico e tecnológico em nosso país e no planeta”, pontua.

O espaço de visitação do Bosque da Ciência terá um circuito de exposições e oficinas durante toda a semana.  “Madeiras e resíduos – Um potencial incrível” será uma dessas exposições, nela o visitante terá contato com pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Celulose, Papel/Carvão Vegetal e “amostras de um pouco da riqueza da Amazônia através da sua incrível variedade de espécies arbóreas florestais com potencial tecnológico de uso e diversas aplicações”, explica Marcela Amazonas, pesquisadora do Inpa.

As atividades, palestras e workshops apresentados pelos pesquisadores têm como objetivo demonstrar a missão do Inpa durante sete décadas de atuação na Amazônia. Denise Gutierrez, coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, destaca que o tema 20º SNCT converge para o trabalho que o Instituto desenvolve desde a sua implantação, a produção e promoção científica e as preocupações ambientais. “Isso se alinha muito bem ao que o Inpa tem desenvolvido. Porque a gente sabe que o carro-chefe, desde a história de implantação do Inpa, foi de fato pesquisas voltadas para a biodiversidade, descrição das espécies, descobertas de novas espécies, classificações, enfim, um mundo da biodiversidade amazônica que é tão rica”, pontua.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia faz parte da programação anual do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), envolvendo diversas unidades de pesquisas e instituições parceiras com o intuito de permitir que o público conheça de perto o trabalho desenvolvido pelos cientistas, tecnólogos e estudantes de cada instituição.

O Inpa participa da SNCT desde a primeira edição e este ano também estará participando com um stand institucional em Brasília, levando os elementos da biodiversidade amazônica, coleções entomológicas e os protótipos expositivos de tecnologia social, tais como: pele de peixes e cogumelos amazônicos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desempenha um papel importante na promoção da cultura científica no Brasil, aproximando a população da ciência, incentivando a educação científica e tecnológica, além de mostrar como a ciência e a tecnologia estão inseridas no cotidiano das pessoas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico do país.

SNCT Ribeirinha

Em novembro, acontecerá a SNCT Ribeirinha nas comunidades e municípios do interior do Amazonas. Até o momento o Inpa está confirmado para realizar atividade de popularização da ciência e educação ambiental em Manacapuru, Novo Airão e Iranduba.
Durante o mês de novembro os pesquisadores do Inpa irão a essas comunidades/municípios compartilhar suas pesquisas e difundir a ciência produzida no Instituto.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais