A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) divulgou orientações para que a população se proteja diante da onda de fumaça proveniente das queimadas que atingem cidades do estado, incluindo a capital Manaus, onde a qualidade do ar foi classificada como uma das piores do mundo nos últimos três dias.
O titular da SES, Anoar Samad, ressaltou a importância das práticas e cuidados recomendados pela secretaria para minimizar os impactos da exposição à fumaça e garantir o bem-estar das famílias durante esse período crítico.
As dicas incluem o uso de máscaras do tipo N95/PFF2 ou P100 ao sair para áreas abertas, especialmente para pessoas com fatores de risco e doenças crônicas. Além disso, a SES-AM recomenda a utilização de purificadores de ar com filtros Hepa e umidificadores para reduzir as partículas no ambiente interno e aliviar sintomas de irritação em olhos, nariz e garganta.
A prática de atividades ao ar livre, em qualquer horário, é desencorajada quando a qualidade do ar estiver classificada como ruim ou péssima. Em caso de agravamento dos sintomas decorrentes da exposição à fumaça em Manaus, a população pode buscar atendimento nas unidades de Serviço de Pronto Atendimento (SPA) ou em Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Nos demais municípios do estado, recomenda-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para casos menos graves ou o hospital local em situações de emergência. A SES-AM destaca a importância de seguir essas orientações para preservar a saúde diante da grave situação causada pela fumaça das queimadas.