Dupla é presa suspeita de crimes ambientais em Careiro Castanho e Rio Preto da Eva

Dupla é presa suspeita de crimes ambientais em Careiro Castanho e Rio Preto da Eva
Foto: Divulgação
Compartilhe

Nessa sexta-feira (13/10), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou duas prisões por crimes ambientais em municípios da Região Metropolitana de Manaus. Os casos ocorreram em Careiro Castanho e Rio Preto da Eva, que ficam a 88 e 57 quilômetros de Manaus, respectivamente. As prisões fazem parte dos esforços da força-tarefa do Governo do Amazonas, cuja missão é combater queimadas e desmatamento ilegais no estado.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, afirmou que as equipes policiais estão empenhadas em fiscalizar e coibir crimes ambientais. Ele ressaltou a importância de denunciar essas práticas e pediu à população que evite ações ilegais que prejudicam o meio ambiente.

O primeiro caso foi registrado pela manhã, quando os policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) responderam a informações da Sala de Comando e Controle Ambiental (SCCA) indicando incêndios nas proximidades de Careiro Castanho. Lá, foi encontrada uma área desmatada e focos de incêndio. Um homem de 25 anos foi detido com uma motosserra, uma espingarda, um simulacro e quatro cartuchos, sem licença ou autorização para tais atividades.

Em Rio Preto da Eva, um homem (52) foi preso após incendiar um terreno, gerando fumaça que ameaçava a saúde dos vizinhos. Os policiais ajudaram a controlar o fogo e chamaram o Corpo de Bombeiros para apagá-lo. O homem foi levado ao 36º DIP, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Em outras cidades como Autazes, Careiro Castanho e Careiro da Várzea, equipes policiais, juntamente com técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realizaram fiscalizações em pontos denunciados, emitindo cinco notificações por irregularidades ambientais.

A força-tarefa do Governo do Amazonas aumentou as fiscalizações a crimes ambientais na região de Autazes e enviou 64 agentes, incluindo policiais militares e técnicos do Ipaam, além de 16 viaturas e duas aeronaves. A ação visa combater os inúmeros focos de calor que deixaram a capital Manaus encoberta por fumaça recentemente. O efetivo em Autazes é composto por policiais do BPAmb e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Além disso, a PMAM enviou reforço da Rocam e Força Tática para Iranduba, que fica a 27 quilômetros de Manaus.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais