Chuva ameniza calor e fumaça em Manaus, mas qualidade do ar segue péssima em alguns bairros

Foto: TV globo/Reprodução
Compartilhe

Após passar três dias consecutivos totalmente encoberta por fumaça e semanas de calor intenso, Manaus sentiu um alívio nas temperaturas depois de uma forte chuva na madrugada deste sábado (14). Porém, o cenário cinzento causado pelas queimadas no interior do estado ainda modifica a paisagem na capital amazonense e a poluição do ar em alguns bairros preocupa a população.

Na quarta-feira (11), a capital do Amazonas ficou entre as cidades com pior qualidade do ar no mundo. Durante três dias, uma nuvem cinzenta cobriu prédios a pontos turísticos da cidade, como o Teatro Amazonas e a Ponte Rio Negro.

Apesar da fumaça ter se dissipado em algumas regiões da cidade neste sábado, os bairros Santo Agostinho e Compensa, na Zona Oeste de Manaus, seguem com a qualidade do ar péssima, segundo a plataforma Selva, que mede os níveis de poluição do ar.

Nos dois bairros – que são os que mais se aproximam da região metropolitana de Manaus, onde há os focos de queimadas – a plataforma Selva mede que os níveis de poluição do ar chegaram a 124.1µg/m3 (microgramas por metro cúbico).

Respirando fumaça

Neste ano, a fumaça das queimadas passou a invadir Manaus desde agosto. O problema veio se agravando em setembro e ao longo dos primeiros dias de outubro.

Nesta semana, a fumaça pairou sobre a capital e não saiu mais. Desde quarta-feira (11), Manaus está encoberta pela poluição proveniente das queimadas que ocorrem em cidades próximas à capital e em outros municípios.

Na noite de quarta-feira, o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, disse que a “onda de fumaça” que encobre Manaus está vindo dos municípios do Careiro e Autazes e é causada por agropecuaristas.

“Essa fumaça vem dessa região e é provocada pelo uso inadequado do fogo em áreas de agropecuária e que se estendem para áreas de vegetação”, afirmou.

Também na quarta-feira, a Prefeitura de Manaus negou que a fumaça que atinge a capital tenha sido causada por incêndios na cidade. Segundo a administração municipal, o fogo tem origem nos municípios da Região Metropolitana.

A prefeitura disse ter usado dados do Inpe para fazer a afirmação.

“Além de Autazes, os municípios de Careiro (50 focos), Careiro da Várzea (26 focos), Itacoatiara (24 focos) e Manacapuru (18) estão entre os dez municípios que mais registraram focos de queimadas nos últimos dois dias, segundo os dados do Inpe”, destacou a prefeitura, em nota.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais