Ajuda humanitária chega esta semana a 20 mil pessoas da zona rural de Manaus

Ajuda humanitária chega esta semana a 20 mil pessoas da zona rural de Manaus
Foto: Arquivo / Semcom e Semasc
Compartilhe

Até o final desta semana cerca de 20 mil pessoas receberão ajuda humanitária, o que representa mais de 5,3 mil famílias moradoras de comunidades isoladas pela estiagem histórica deste ano. A afirmação é do prefeito David Almeida, em entrevista à rádio Bandeirantes, na segunda (16/10).

Mais de 5,3 mil famílias já foram beneficiadas até o momento, com a distribuição de 6.040 cestas básicas e itens de higiene, como ainda com 60 mil litros de água potável, sobretudo, para as comunidades que não possuem poço artesiano ou que o poço ou o lago atendido secou por conta da vazante.

“As nossas estradas são os nossos rios. Com esta estiagem severa, a maior da história, foi necessário montar uma força-tarefa, com várias secretarias municipais, para chegar a mais de 20 mil pessoas que vivem no entorno de Manaus e têm a pesca como a sua atividade principal. Mapeamos as comunidades e ao longo desta semana atenderemos todas as comunidades rurais com ajuda humanitária levando alimentos, kits de higiene e água potável”, relatou David Almeida, ressaltando que a segunda fase das ações será de retorno às famílias já assistidas.

Uma boa notícia, disse ele, é que nas cabeceiras do rio Solimões, em Quito, no Peru, já começam a subida dos rios, com reflexo na cidade de Tabatinga (AM), que fica na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia. Mas afirmou também que os próximos dois meses serão de muitos desafios na região, porém, que a prefeitura tem feito o seu dever de casa.

“Tudo o que fizemos até aqui foram com recursos próprios, dos cofres municipais. Começamos a trabalhar desde o início e estamos nos esforçando para dar o mínimo de trabalho aos governos estadual e federal”.

De acordo com o prefeito, que se reuniu nesta manhã com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, os recursos federais devem chegar em breve, para ajudar nos meses vindouros.

“Ainda enfrentaremos muitos problemas. Mas, hoje, cai uma chuva torrencial em Manaus, graças a Deus. E acreditamos que seja o prenúncio para o início da cheia dos rios”.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais