Empresas devem regularizar fornecimento de energia em cidades do AM

Empresas devem regularizar fornecimento de energia em cidades do AM
Foto: Divulgação
Compartilhe

A Justiça do Amazonas emitiu uma ordem determinando que duas empresas de energia elétrica regularizem o fornecimento de energia em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, devido a um sistema de racionamento que acontece desde o início da semana.

A Defensoria Pública do Amazonas entrou com uma ação judicial que resultou na condenação das empresas responsáveis pela geração e fornecimento de energia na cidade. Ambas estão obrigadas a manter a regularidade do serviço sob pena de multa diária de R$ 500 mil por descumprimento, conforme decisão do juiz Manoel Atila Nunes.

O racionamento de energia em São Gabriel da Cachoeira tem impactado a população, dificultando o armazenamento de alimentos e insumos de saúde, além de reduzir a oferta de serviços essenciais. Se a medida persistir, há o risco de ocorrer um apagão elétrico, alertou a defensora pública Isabela Sales, responsável pela ação.

A geração de energia na cidade é realizada por usinas termelétricas, cujo funcionamento depende do transporte de insumos por via fluvial. Durante a época de vazante, esse deslocamento pode levar até 18 dias. A falta de estoque adequado de diesel na usina, devido à estiagem severa, resultou na interrupção do fornecimento sem aviso prévio na sexta-feira (13/10).

Para abordar a situação, foi criado um Comitê Interinstitucional de Crise, com a participação da Defensoria, Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira, Exército Brasileiro, Amazonas Energia e outras instituições, com o objetivo de definir soluções logísticas para o fornecimento de energia na região.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais