Cobertura da Atenção Primária à Saúde em Manaus alcança marca de 80%

Cobertura da Atenção Primária à Saúde em Manaus alcança marca de 80%
Foto: Divulgação / Semsa
Compartilhe

A cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) na capital amazonense alcançou a marca de 80,1%, no último mês de agosto, marcando um crescimento de quase 70% em pouco menos de três anos da atual gestão municipal, e superando a média nacional do indicador, que é de 78,22%. A Prefeitura de Manaus atribui o avanço às estratégias desenvolvidas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a exemplo do reforço do quadro de servidores da pasta, da reorganização de estratégias e fluxos de trabalho e da reforma e construção de unidades básicas.

O índice de cobertura da APS corresponde ao percentual da população coberta por equipes de Saúde da Família (eSF) e da atenção primária tradicional (eAP). Segundo os dados do e-Gestor Atenção Básica (AB), plataforma que reúne sistemas de informação do Ministério da Saúde, o indicador em Manaus atingiu 80,16% em agosto passado, percentual 69,68% maior que o registrado em janeiro de 2021, de 47,24%.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, salientou que o índice superou a meta definida pela pasta para todos os quatro anos da atual gestão. “Nossa previsão era atingir uma cobertura de 75% até o final de 2024 e, graças ao empenho do prefeito David Almeida em fortalecer à saúde básica, ultrapassamos essa previsão ainda no último mês de maio, em menos de dois anos e meio de trabalho”, afirmou.

Shádia creditou o crescimento contínuo no indicador da atenção básica em Manaus às ações e estratégias desenvolvidas pela Prefeitura na área da saúde, entre elas a construção e reformas de unidades de saúde, o ingresso de profissionais de saúde aprovados em concurso público, a reorganização do processo de trabalho, a recomposição e a criação de novas equipes de saúde, para citar algumas.

“Essas ações vêm proporcionando maior resolutividade da atenção primária frente às necessidades de saúde da população, e também vêm trazendo outros resultados positivos na capital, como é o caso do Previne Brasil, no qual Manaus figura em primeiro lugar entre as capitais, há seis quadrimestres consecutivos”, diz a gestora.

Ampliação e acesso

Dentre as áreas distritais de saúde da capital, a zona Leste teve o maior avanço na cobertura da atenção básica em 2023, passando de 81,92%, em janeiro último, a 90,88%, em agosto, num crescimento de 8,96%. Já na zona Oeste, o percentual referente ao mês de agosto é de 75,33%; na Norte, de 76,84%; na Sul, de 78,66%, e na Rural, de 75,27%. Os percentuais foram calculados pela Diretoria de Inteligência de Dados da Semsa Manaus, a partir de dados do e-Gestor AB.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais