Implementador do projeto no TCE-AM, o conselheiro-presidente, Érico Desterro, enfatizou a importância da iniciativa, destacando que a inovação sempre foi o diferencial do TCE-AM, especialmente em relação à fiscalização e transparência das contas públicas.
“Com a implantação do Sistema de Integridade, buscamos mitigar continuamente possíveis desvios, sedimentamos caminhos, traçamos trilhas estratégicas de fiscalização e padronizamos os atos para que a atuação do Tribunal de Contas seja ainda mais fiel ao que preconiza a Constituição Federal”, destacou o presidente, conselheiro Érico Desterro.
Durante o processo de implementação do Sistema de Integridade e Compliance, o TCE-AM promoveu ações partes do programa de formação para a Cultura e Integridade Pública, destinado aos jurisdicionados e à sociedade civil. O objetivo é inspirar outras instituições públicas brasileiras e construir um cenário de combate à corrupção e promoção das melhores práticas entre servidores e gestores públicos.
O Sistema de Integridade do TCE-AM se baseia em pilares essenciais como ética, governança, transparência, meritocracia, equidade, sustentabilidade, responsabilidade socioeconômica, inovação, prestação de contas e idoneidade profissional. Cada pilar representa um conjunto de valores e princípios que orientam as ações e decisões do Tribunal.