Sobe para 178 os botos mortos no Amazonas

Número de botos mortos sobe para 178 em dois lagos do Amazonas
Foto: Reprodução
Compartilhe

O número de botos mortos nos lagos de Tefé e Coari, no interior do Amazonas, aumentou para 178, de acordo com um levantamento realizado pela ONG WWF-Brasil na segunda-feira (30/10). Essas mortes estão associadas à seca dos rios do estado e às altas temperaturas registradas na região.

Desde 23/09, foram registradas 155 carcaças de botos-cor-de-rosa e 23 de tucuxis no Lago Tefé e no município vizinho, segundo a líder do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), a oceanógrafa Miriam Marmontel.

Miriam destacou que é a primeira vez no mundo que o calor e a crise climática causam a morte de mamíferos aquáticos dessa maneira, comparando a situação na Amazônia à que ocorre no Ártico com morsas e ursos polares.

A seca e as cheias extremas têm afetado 60 dos 62 municípios do Amazonas, levando ao estado de emergência de acordo com a Defesa Civil. Mais de 600 mil pessoas foram prejudicadas.

Os cientistas alertam que secas e inundações intensas tendem a aumentar em frequência e intensidade, especialmente na região amazônica. A oceanógrafa Miriam prevê que a situação pode piorar no próximo ano, com a expectativa de um El Niño ainda mais forte.

Cerca de 10% da população de botos do Lago Tefé foi perdida em apenas uma semana, enquanto a média de encontro de carcaças era de uma ou duas por mês. A pesquisa continua para entender a razão dessa disparidade entre as espécies mortas, com os botos-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) representando 84,5% das mortes e os tucuxis (Sotalia fluviatilis) 15,5%. A vulnerabilidade dos botos-cor-de-rosa é atribuída a seu sistema respiratório mais frágil, mas outros fatores climáticos podem ter contribuído para essa situação.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais