Nos dias 13, 14 e 15 /11 a Universidade de Barcelona, receberá 23 delegações de diferentes países das Américas do Sul e Norte, Europa, África e Ásia para debater a Gastronomia Científica. Durante três dias, chefs, cientistas, especialistas e profissionais da área de alimentação de todo mundo, vão se reunir pela quarta vez, para discutir como a conexão entre a ciência e a cozinha pode contribuir para a construção de uma alimentação mais saudável e sustentável.
Com o tema “Processos, Tradição e Inovação”, o congresso irá abordar os diversos assuntos como os processos gastronômicos científicos na indústria dos alimentos; aplicados à confeitaria com o patisser Francisco Migoya do Modernist Cuisine e a formação em processos gastronômicos científicos com Davide Cassi da Universidade de Parma (Itália). E também haverá a entrega dos diplomas para os primeiros alunos do curso de verão da Escola de Gastronomia Científica, que teve a participação da confeiteira paulista Giuliana Cupini.
Será apresentado o livro “Esto es Ciencia y Cocina” do chef chileno Heinz Wuth que esteve em setembro em Manaus, durante a Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA 23.
A Universidade americana Harvard traz o curso de ciência e cozinha do Harvard Lab Research. Outras palestras serão sobre coquetelaria, técnicas aplicadas ao café, apresentação do projeto cozinheiros pela sustentabilidade, e mais reuniões de trabalhos, workshop e brunch.
Chefs renomados como Ferran Adrià (presidente do comitê científico e gastronômico do congresso); Shinobu Namae do restaurante L’Effervescence de Tokyo; os irmãos Joan, Josep e Jordi Roca do Celler Can Roca; Carolina e Mauro Colagreco do Mirazur; são alguns dos nomes que estão confirmados na programação do evento deste ano.
O Brasil participará do congresso na Universidade de Barcelona com uma delegação presidida pela jornalista e pesquisadora da cultura alimentar indígena e amazônica, Denise Rohnelt de Araujo (RR); pela CEO da empresa paraense Manioca, Joanna Martins (PA) que vai falar sobre os produtos amazônicos; o biológo especializado em cogumelos e trufas, Marcelo Sulzbacher (RS); a coordenadora do curso de gastronomia da Universidade Mackenzie, Camila Landi (SP); as confeiteiras paulistas Joyce Galvão, autora do livro “A química dos bolos”, e Giuliana Cupini que trabalha com neuroconfeitaria, além de outros profissionais brasileiros que estarão conhecendo o evento.
A primeira palestra será sobre restauração coletiva e os sistemas alimentares sustentáveis, com Florence Egal – Doutora em Medicina com Mestrado em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, e especialista em segurança alimentar , nutrição e meios de subsistência.