TEDxAmazônia: último dia de palestras em Manaus discute futuro e soluções sustentáveis

Foto: Divulgação/Secom
Compartilhe

O terceiro e último dia da conferência TEDxAmazônia reuniu ativistas, pesquisadores e empreendedores que discutiram o futuro e a sustentabilidade na Amazônia, no sábado (4), no Armazém XV, no Porto de Manaus, Centro da capital.

O evento, que começou na quinta-feira (2), contou com a participação de 50 palestrantes e cerca de 500 pessoas. O objetivo foi discutir bioeconomia, produção sustentável, ciência e tecnologia, combate ao desmatamento, conservação da biodiversidade, entre outros.

A ativista indígena Wanda Witoto fechou o último dia de palestras, reforçando a importância da preservação dos povos originários e a reconexão com o passado ancestral. A articuladora política da Associação dos Witoto do Alto Rio Solimões e empreendedora social afirmou, também, que a conferência abre oportunidades para ampliar debates com foco na população indígena.

“Esse é o momento importante para nós, porque as nossas vozes precisam chegar a esses lugares também. E como representante dos povos indígenas, mulher Witoto que sou, trago a responsabilidade de comunicar as lutas do nosso povo e enfrentar os desafios dessa população no Amazonas”, enfatizou Wanda Witoto.

O empreendedor Francisco D’Ellia destacou, durante a palestra, o futuro a partir da perspectiva da preservação da floresta associada à tecnologia. Ele é o idealizador da startup Bioverse, que usa inteligência artificial para melhorar a produtividade da agricultura e reduzir o uso de agrotóxicos.

“Tive a oportunidade de conhecer e conversar com pessoas de diversas regiões do país, principalmente da Amazônia. Líderes de comunidades, líderes extrativistas, e isso é um encontro muito próspero, porque, ao mesmo tempo que estamos focados na engenharia, na ciência da computação, estamos próximos das pessoas que realmente serão beneficiadas por essa solução”, comentou D’Ellia.

O organizador do evento, Rodrigo V Cunha, afirmou que o TEDxAmazônia atingiu o seu objetivo ao reunir importantes referências e compartilhar conhecimento.

“Esse evento foi uma oportunidade de reunir muitas pessoas de diferentes histórias, lugares e regiões da floresta amazônica, pessoas que têm diferentes perspectivas sobre como cuidar desse bioma. E o Governo do Estado proporcionou esse espaço de debate, um espaço muito diverso e rico”, disse Rodrigo.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais