Produção de bicicletas cai 22,1% em Manaus

Produção de bicicletas cai 22,1% em Manaus
Foto: Reprodução
Compartilhe

As fabricantes de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) enfrentaram uma queda significativa na produção, fabricando 414.106 unidades no acumulado de 2023, uma redução de 22,1% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram produzidas 531.330 bicicletas. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) atribui essa retração a adaptações no processo produtivo.

Em outubro deste ano, 34.204 unidades foram produzidas, representando uma queda de 37,5% em relação a outubro de 2022 (54.720 bicicletas). Em comparação com setembro, houve um aumento de 2,9% (33.239 unidades). A indústria de bicicletas passou por ajustes para atender à mudança na demanda, com uma preferência crescente por modelos de alto valor agregado, como as Mountain Bikes, em comparação com as bicicletas de entrada.

A produção por categoria revela que as Mountain Bikes (MTB) lideraram, com 246.097 unidades (59,4% do total), seguidas pelas bicicletas Urbanas/Lazer, com 100.554 unidades (24,3%), e bicicletas Infantojuvenis, com 46.959 unidades.

No cenário das exportações, de janeiro a outubro, 16.771 bicicletas foram enviadas para o exterior, marcando uma queda de 20,7% em relação ao mesmo período do ano anterior (21.139 unidades). Os principais destinos foram países do MERCOSUL, com destaque para Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Em outubro, as exportações totalizaram 3.957 unidades, um aumento de 1,8% em comparação com outubro de 2022 (3.887 bicicletas) e 54,1% em relação a setembro. Novamente, os países do MERCOSUL lideraram, com o Paraguai recebendo a maior parte das exportações, seguido pela Colômbia e Bolívia.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais