A partir do dia 20 de novembro inicia a itinerância do PREVBarco na região do Alto Solimões (AM), que é uma das regiões mais atingidas pela estiagem que afeta o Amazonas este ano. Devido esse cenário, quando a unidade alcançar locais sem possibilidade de navegação, a equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se deslocará até os municípios por embarcações menores, a fim de cumprir a missão de levar atendimento às populações ribeirinhas.
Os atendimentos itinerante serão feitos em cinco municípios. A equipe de sete servidores do INSS e quatro peritos médicos federais se dividirá para prestação de serviços em Tabatinga, de 20 de novembro a 1° de dezembro; em São Paulo de Olivença, dias 20 e 21 deste mês; e em Santo Antônio do Içá, de 22 a 23 de novembro. Já em Benjamin Constant o atendimento será de 4 a 8 de dezembro e a rota de viagem finaliza em Atalaia do Norte, de 11 a 15 de dezembro.
Essa jornada de atendimento será coordenada por Niéliton Góis, que destaca a importância da ação: “Não há como expressar a magnitude desta missão, visto todas as adversidades enfrentadas pelos ribeirinhos, indígenas e moradores de áreas urbanas desses municípios. Mesmo que o PREVBarco não chegue até essas localidades, é essencial levar atendimento, dignidade e cidadania a esses povos.”
A coordenação do PREVBarco estima em média 1.500 atendimentos durante a missão, incluindo atendimentos para benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. Os atendimentos serão realizados nas Agências da Previdência Social (APS) dos municípios de São Paulo de Olivença, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Em Tabatinga será na Câmara Municipal do município e em Santo Antônio do Iça em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).