TCE-AM emite nota técnica sobre implantação do Siafic para maior transparência na gestão fiscal

O TCE-AM também ofereceu apoio pedagógico a gestores jurisdicionados e membros da sociedade civil com a realização de cursos sobre a Nova Lei de Licitações. Foto: TCE-AM
Compartilhe

Para promover maior transparência na gestão fiscal e visando atender à Lei de Responsabilidade Fiscal, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu a Nota Técnica n° 01/2023 – DICETI/SECEX, estabelecendo orientações aos jurisdicionados acerca da adoção do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic).

 

A Nota Técnica tem como objetivo principal fornecer diretrizes aos jurisdicionados para a implantação e utilização do Siafic, sistema que permitirá o acesso público a informações detalhadas sobre receitas e despesas públicas, facilitando o acompanhamento da gestão pública e a identificação de ineficiências.

 

Mantido e gerenciado pelo Poder Executivo, o Siafic visa registrar atos e fatos relacionados à administração orçamentária, financeira e patrimonial, contribuindo para o controle interno e externo.

 

Prazos e Obrigações

 

O sistema assegurará o acesso amplo e em tempo real à execução orçamentária e financeira, conforme determinado pela Lei Complementar n° 101, de 2000. O sistema é regulamentado pelo Decreto 10.540/2020, estabelecendo requisitos mínimos de qualidade para atender às exigências da LRF.

 

A implementação do Siafic ocorre em etapas, com a fase inicial concluída em janeiro de 2023. Nesta etapa, foram implementadas operações como o controle patrimonial, aplicação de recursos, operações financeiras, relatórios contábeis, e emissão de demonstrações fiscais.

 

A segunda fase, a ser finalizada até janeiro de 2024, requer a apresentação de regras de funcionamento, políticas de acesso e segurança da informação, além do controle e evidenciação das operações realizadas pelos órgãos. Já a fase final, a ser implementada durante o exercício de 2024, exige a adesão de todos os poderes e órgãos ao Siafic e a integração com outros sistemas.

 

O Tribunal recomenda que os gestores realizem uma avaliação da situação atual do sistema de gestão fiscal, identificando sistemas existentes e avaliando sua conformidade com as regras do sistema. Um plano de implementação deve ser elaborado, definindo etapas, prazos e responsáveis.

 

A nota técnica ressalta ainda que as determinações do decreto, incluindo operações e vedações, devem ser implementadas desde janeiro de 2023, sujeitas a auditorias durante a prestação de contas. A fase final do processo deve ser concluída até janeiro de 2025, quando todos os poderes e órgãos deverão estar integralmente integrados ao Siafic, promovendo maior transparência e eficiência na gestão fiscal do Estado do Amazonas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais