Sociedade manauara é convocada para a 4ª Conferência Municipal de Cultura

Foto: Divulgação/Concultura
Compartilhe

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza a 4ª Conferência Municipal da Cultura (CMC), nos dias 4 e 5/12, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul da cidade.

O tema da conferência é “Manaus, Cidade Pluriétnica: Equidade e Direito à Cultura”. As inscrições estão abertas para convidado, observador e candidato a delegado, no link https://concultura.manaus.am.gov.br.

Na oportunidade, serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual de Cultura, nos termos da Portaria do Ministério da Cultura (MinC) nº 45, de 4 de julho de 2023, que convoca a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC).

A 4ª CMC vai acontecer, das 13h às 20h, também em conformidade com a portaria federal. “A conferência municipal tem por atribuição a avaliação da política cultural e a definição de diretrizes para a atualização do Plano Nacional de Cultura e o aprimoramento do Sistema Nacional de Cultura (SNC)”, destacou o presidente do Concultura, Neilo Batista.

Ele explica que a prefeitura entregou, neste ano, o Plano Municipal de Cultura, que estará em plena vigência por dez anos, servindo de base para o debate público da CMC.

O Concultura constituiu um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar o regimento que vai ordenar a realização da conferência, que  tem por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, da política pública da Cultura e a definição de diretrizes para o Plano Nacional de Cultura e o aprimoramento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados(as) para Conferência Estadual de Cultura, nos termos da Portaria Minc Nº 45, de 4 de julho de 2023, que convoca a 4ª Conferência Nacional de Cultura – 4ª CNC.

A conferência está organizada em  sete eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e às Linguagens Digitais; e Amazônia, Cultura e Custo Amazônico.

Cabe ao Concultura a constituição da Comissão Organizadora, que é a instância responsável pela gestão e organização da CMC, e coordenará a  elaboração do documento sobre o temário central, do relatório final e anais, da 4ª Conferência Municipal de Cultura.

Participantes e credenciamento

Poderá participar da conferência qualquer cidadão maior de 16 anos, devidamente inscrito, assegurando a ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público.

O credenciamento dos participantes será efetuado no dia de abertura e tem como objetivo identificar os participantes em três categorias: delegados(as) com direito a voz e voto; convidados(as) com direito a voz; e observadores(as) sem direito a voz e voto.

Os membros do Conselho Municipal de Cultura serão considerados delegados natos, os seus conselheiros titulares e suplentes.

O participante que tiver interesse em se candidatar para a vaga de delegado deverá comprovar ser morador de Manaus (AM) há, ao menos, dois anos, bem como ter atuação cultural mínima de dois anos, comprovados a partir de portfólio com fotografias, matérias publicadas em qualquer meio de comunicação ou mídias sociais.

A definição do quantitativo geral de delegados da 4ª Conferência Municipal de Cultura atenderá aos parâmetros definidos no Anexo 3, ao Regimento Interno da 4ª Conferência Nacional de Cultura.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais