Esquadrão da Morte: a história da Scuderie Le Cocq sob a perspectiva do jornalista que a testemunhou

O jornalista Luarlindo Ernesto na antiga sede da Scuderie Le Cocq. Foto: Divulgação / Curta!
Compartilhe

Um repórter policial é a única testemunha ocular da criação do primeiro esquadrão da morte brasileiro: a Scuderie Le Cocq.

A premissa, que parece ser a de um roteiro hollywoodiano, descreve acontecimentos reais. E é justamente mesclando recursos ficcionais com a narrativa de um documentário que o filme “Com As Próprias Mãos” traz à tona essa história pouco contada.

Dirigido por José Francisco Tapajós, o longa é uma produção inédita e exclusiva do Curta! e estreia na programação do canal e no streaming CurtaOn.
O filme começa com a jovem jornalista Yasmin Santos, que pesquisa sobre as origens das milícias no Rio de Janeiro. Ela fica sabendo que tudo começou em meados dos anos 1960, com a Scuderie Le Cocq. Inicialmente criada para vingar a morte do detetive Milton Le Cocq, ocorrida durante confronto com Manoel Moreira, criminoso conhecido como Cara de Cavalo, a Scuderie logo se tornaria um grupo de extermínio. Yasmin descobre que Luarlindo Ernesto Silva, jornalista que acompanhou de perto os acontecimentos, está vivo e o procura para que lhe conte tudo o que viu.

 

Em um formato inovador, o fio narrativo se desenvolve através de diálogos que, embora narrem os acontecimentos, têm trejeitos de ficção. A participação do próprio Luarlindo e dos outros depoentes do documentário se dão em conversas casuais, mas com roteiros claramente definidos. Mas, por trás dessa aparente informalidade, o conteúdo é estritamente documental e explora diversas camadas dessa história. “Minha vontade é revisitar esse espaço e esse tempo para tentar entender o Cara de Cavalo de ontem e o de hoje”, ressalta Yasmin.

 

Em um encontro de gerações, Yasmin e Luarlindo vão a Búzios, onde Cara de Cavalo fora assassinado pelos policiais que compunham a Scuderie. Lá, conversam com pessoas que viram o corpo de Cara de Cavalo e que de alguma forma testemunharam a emboscada. A dupla também visita a antiga sede da Scuderie Le Cocq – e a essa altura o espectador fica sabendo mais sobre a fundação e a composição do grupo, e ainda reflete sobre os esquadrões da morte do passado e os do presente.

 

“Com As Próprias Mãos” é uma produção da Pacto Audiovisual viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Após a estreia no canal, o filme chega ao CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro TV + e no site oficial da plataformaA estreia é no dia temático “Sextas da História e da Sociedade”, 8 de dezembro, às 21h15.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais