Ganhador dos festivais Autochtone First People’s em Montreal, do Raindance em Londres e da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o filme brasileiro “Somos Guardiões” está conquistando corações e mentes na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes. Após a exibição de um trecho no pavilhão do Brasil, o filme produzido por Leonardo Dicaprio terá uma sessão especial no Pavilhão Food4climate nesta quarta, dia 6. O cineasta indígena Edvan Guajarara, que assina com Chelsea Greene e Rob Grobman a direção, e a ativista Puyr Témbe, uma das personagens, estarão presentes na sessão para diálogos e celebrações.
“Exibir o documentário na COP 28 é uma oportunidade única de mostrar ao mundo a defesa dos territórios, da vida e do planeta. Não adianta falar de clima e mudanças climáticas sem os povos indígenas. O financiamento precisa chegar na ponta para fortalecer o trabalho dos guardiões. É preciso financiar a proteção, a preservação e a demarcação dos territórios dos povos indígenas”, afirmou Puyr Tembé, ativista e Secretaria dos Povos Indígenas do Estado do Pará.
O documentário Somos Guardiões mostra, através das vivências de Marçal Guajajara e da ativista Puyr Tembé, o trabalho dos guardiões da floresta contra o desmatamento e pela sobrevivência das espécies. Sem romantizar a complexa realidade econômica local, o filme também mostra a perspectiva dos agricultores e madeiros, que tiram da floresta seu sustento, e revela o papel desempenhado por grandes empresas globais no desmatamento da Amazônia.