O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), com apoio da Google News Initiative, abriu as inscrições para o Codesinfo – Fundo de Inovação Contra a Desinformação Online, programa que tem o objetivo de viabilizar o desenvolvimento de soluções inovadoras, propostas por organizações jornalísticas, e que contribuam para a redução dos efeitos da desinformação online no Brasil.
Os projetos contemplados terão acesso a mentores especializados e poderão receber apoio financeiro de até 100 mil reais para colocar o projeto em prática. As inscrições poderão ser feitas por veículos jornalísticos legalmente constituídos, com sede no Brasil e listados no Atlas da Notícia, o censo do Projor que mapeia a presença do jornalismo local no Brasil. Os veículos poderão participar individualmente ou em colaboração com outras organizações jornalísticas, coletivos de jornalistas, desenvolvedores e pesquisadores.
O prazo para participar é 29 de janeiro de 2024, pelo site do Codesinfo. No formulário, os veículos devem descrever seu projeto, informar como ele irá contribuir para o enfrentamento da desinformação online no Brasil, apresentar um cronograma de execução em sete meses, orçamento básico para o projeto e um um plano de compartilhamento dos resultados do projeto com o ecossistema jornalístico do Brasil. A lista de selecionados será comunicada no primeiro trimestre de 2024.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o FAQ.