Nações chegam a acordo na COP28 para abandonar os combustíveis fósseis

Presidente da Cúpula, Sultão Al Jaber, chama acordo de 'histórico'. Foto: REUTERS/Amr Alfiky
Compartilhe

Representantes de quase 200 países concordaram, na cúpula climática COP28, em começar a reduzir o consumo global de combustíveis fósseis para evitar o pior das mudanças climáticas, um acordo inédito desse tipo sinalizando o eventual fim do petróleo.

O acordo alcançado em Dubai, após duas semanas de negociações árduas, pretendia enviar um sinal poderoso aos investidores e decisores políticos, de que o mundo está unido no seu desejo de romper com os combustíveis fósseis, algo que os cientistas dizem ser a última melhor esperança para evitar da catástrofe climática.

O presidente da COP28, Sultan Al Jaber, chamou o acordo de “histórico”, mas acrescentou que o seu verdadeiro sucesso estaria na sua implementação.

“Somos o que fazemos, não o que dizemos”, disse ele ao plenário lotado na cúpula. “Devemos tomar as medidas necessárias para transformar este acordo em ações tangíveis”.

Vários países aplaudiram o acordo, por ter conseguido algo difícil em décadas de negociações sobre o clima.

“É a primeira vez que o mundo se une em torno de um texto tão claro sobre a necessidade de abandonar os combustíveis fósseis”, disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Espen Barth Eide.

Mais de 100 países fizeram forte lobby para uma linguagem forte no acordo COP28 para “eliminar gradualmente” o uso de petróleo, gás e carvão, mas encontraram forte oposição do grupo produtor de petróleo OPEP, liderado pela Arábia Saudita, que argumentou que o mundo pode reduzir emissões sem evitar combustíveis específicos.

Essa batalha empurrou a cimeira para um dia inteiro de prorrogação na quarta-feira, e deixou alguns observadores preocupados com o facto de as negociações terminarem num impasse.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais