Vscina contra a Covid-19 disponível em 74 unidades de saúde nesta semana

Fotos - Divulgação / Semsa
Compartilhe

Em continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19, a vacina esta disponivel em em 74 unidades da rede municipal de saúde nesta semana, de terça a sexta-feira, 26 a 29/12. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a estratégia para a prevenção e controle da doença na capital, informa que o serviço não estará disponível na segunda, 25/12, feriado de Natal.

 

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, orienta a população a buscar a unidade da Semsa mais próxima em posse de documento oficial de identificação com foto, CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A lista de estabelecimentos que dispõem do serviço de vacinação, com endereços, horários de funcionamento, públicos e imunizantes ofertados está disponível em: bit.ly/localvacinacovid19.

“Temos unidades aplicando a vacina contra a Covid-19 em todas as zonas da cidade, sendo que nove delas funcionam em horário ampliado, das 8h às 20h, para assegurar o acesso ao imunizante também para quem estuda ou trabalha em tempo integral”, relata a secretária. Nas demais unidades, ela aponta, o serviço é ofertado no horário regular, das 8h às 17h.

 

Segundo Shádia, a vacina contra a Covid-19 ofertada na rede básica de saúde é segura e eficaz, sendo indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Crianças de até 12 anos, lembra ela, devem estar acompanhadas dos pais ou responsável para receber o imunizante nas unidades específicas para o público infantil, sendo 35 para crianças de 5 a 11 anos e 14 para as menores de 5 anos.

 

“Para ter o esquema vacinal completo, a pessoa deve receber duas doses do esquema primário, mais dose de reforço. Isso reduz muito o risco de contrair a doença ou de ter complicações sérias, ou até de desenvolver a Covid longa, que tem sintomas persistentes”, relata.

 

Bivalente

 

As unidades da Semsa dispõem de vacinas monovalentes, utilizadas como primeira e segunda doses do esquema primário para pessoas com idade a partir de 6 meses, e como dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos que não integram grupos prioritários. Já a vacina bivalente está disponível como dose de reforço para todas as pessoas a partir de 18 anos, além de adolescentes de grupos com maior vulnerabilidade às formas graves da doença.

 

“Na última semana, iniciamos a aplicação do reforço da bivalente para idosos e pessoas imunossuprimidas, a fim de proteger esses grupos mais vulneráveis, diante do registro de casos de subvariantes e novas sublinhagens do coronavírus no Brasil”, informa Shádia.

 

Como parte da estratégia de enfrentamento da Covid-19, a Semsa disponibiliza o Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), que reúne informações e serviços relacionados à vacinação na capital. Na plataforma online, por meio do número do CPF, os usuários podem emitir e validar o Certificado Municipal de Vacinação, e consultar doses de vacina recebidas e a receber.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais