Wanessa Camargo tratou endometriose com cirurgia para conseguir engravidar

A endometriose é uma doença de saúde pública, inúmeras mulheres são afetadas anualmente levando a gastos de milhões. Foto: REprodução Tv Globo
Compartilhe

Confinada no Big Brother Brasil 24, Wanessa Camargo revelou aos brothers que precisou se submeter a uma cirurgia no colo do útero aos 27 anos, quando teve dificuldades para engravidar por causa da endometriose.

“Estava com 27 anos e não conseguia engravidar. Falei: ‘vamos operar’. Um ano depois, eu engravidei […] e a relação [sexual] virou outra. Eu só conseguia [na posição] papai e mamãe. Não podia bater no fundo, porque batia no colo do útero. E quando ia fazer exame, era uma dor descomunal. […] Eram feridas, como se estivesse machucada, aberta. Estava no caso de pegar no intestino e ter que cortar parte dele, olha a gravidade. Era grau quatro”, afirmou a cantora, que atualmente tem 41 anos e dois filhos.

 

Dra. Marise Samama, ginecologista e médica presidente da AMCR, comentou sobre o assunto.

“A endometriose é uma doença que começa na adolescência e o diagnóstico se dá entre 10 a 15 anos depois. As mulheres usam anticoncepcional por anos e quando param para engravidar, se deparam com dor menstrual ou não conseguem engravidar. Nem toda mulher que tem cólica vai desenvolver endometriose. O diagnóstico precoce é um desafio, pois a cólica menstrual é queixa comum na maioria das meninas.

 

Alguns dos sintomas são inflamação e dor do sangue menstruado dentro da barriga. A dor pode ser na menstruação, na relação sexual, na evacuação, nas costas, para urinar e, também, pode ser o tempo todo ou se limitar a ir e vir. As dores começam antes dos 20 anos e vão piorando gradativamente, afetando a qualidade de vida física e mental da mulher.

Mioma ou endometriose? Especialista explica como diferenciar os sintomas -  Blog do Amarildo

Quando se fala de tratamento, o uso de contraceptivos e tratamentos hormonais, como, por exemplo, o DIU, fazem parte do primeiro cuidado da doença e buscam evitar a dor e a menstruação. Tratamentos devem visar a melhora da qualidade de vida, focando numa dieta saudável, mais natural, com menos alimentos industrializados, açúcares e gorduras. É recomendado também, fazer atividade física, reduzir o consumo de álcool e do fumo.

 

A endometriose é uma doença de saúde pública, inúmeras mulheres são afetadas anualmente levando a gastos de milhões. “É muito importante, um diagnóstico e uma orientação correta, tendo um olhar para o momento de vida da mulher e para o problema maior em questão, sejam a dor ou a infertilidade. Um em cada sete casais hoje no mundo são inférteis, a endometriose é uma das principais causas”.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais