Depois de passar mais de 12 meses em uma prisão espanhola, o brasileiro e ex- astro do futebol do Barça Dani Alves será julgado esta semana, por supostamente estuprar uma jovem em uma boate em Barcelona.
Daniel é acusado de estuprar a mulher, na noite de 30 de dezembro de 2022. Ele nega qualquer irregularidade. O julgamento está marcado para segunda (05) a quarta-feira (07).
Os promotores estaduais buscam uma pena de prisão de nove anos para o jogador, caso seja condenado, enquanto os representantes legais do acusador defendem uma pena de 12 anos .
De acordo com a lei espanhola de consentimento sexual de 2022 , o crime de agressão sexual abrange um amplo espectro de crimes, desde abuso e apalpadela online até violação, cada um com diferentes punições possíveis. Um caso de estupro pode acarretar pena máxima de 15 anos.
Daniel Alves , hoje com 40 anos, foi preso em 20 de janeiro de 2023 após responder a uma intimação policial durante uma visita à Espanha. Um tribunal determinou sua prisão após analisar o inquérito policial inicial e ouvir depoimentos da suposta vítima, de testemunhas e do próprio jogador.
Antes de ele ser indiciado por um juiz de instrução em agosto, os advogados de defesa, tentaram, sem sucesso, desacreditar o depoimento de seu acusador e de outras testemunhas, apresentando imagens de câmeras de segurança da boate. O tribunal afirmou que qualquer alegado flerte não deve “de forma alguma justificar uma eventual agressão sexual”.
Os pedidos de fiança de Alves foram negados porque o tribunal considerou um risco de fuga, apesar de ele ter oferecido entregar o passaporte e usar um dispositivo de rastreamento. O Brasil não extradita seus próprios cidadãos quando estes são condenados em outros países.