O Rei Charles foi diagnosticado com câncer e já está recebendo um tratamento que o impedirá de assumir funções públicas no futuro imediato, anunciou o Palácio de Buckingham.
Embora não tenham sido divulgados mais detalhes sobre o tipo de câncer que ele tem, o Palácio de Buckingham disse que não era câncer de próstata. Foi descoberto quando o monarca de 75 anos foi recentemente submetido a tratamento na Clínica de Londres, para um aumento benigno da próstata.
O Palácio de Buckingham disse que o rei “permanece totalmente positivo sobre o seu tratamento”.
Ele iniciou tratamentos ambulatoriais regulares na segunda-feira (05/02) e, embora tenha sido forçado a adiar compromissos públicos, continuará com seu papel constitucional como chefe de Estado, incluindo a papelada, suas caixas vermelhas e reuniões privadas.
O rei informou pessoalmente seus filhos, o Príncipe de Gales e o Duque de Sussex, de seu diagnóstico, bem como seus três irmãos, a Princesa Real, Duque de Edimburgo e Duque de Sussex.
O príncipe Harry conversou com seu pai sobre seu diagnóstico de câncer e viajará para o Reino Unido, para vê-lo nos próximos dias, disse uma fonte próxima a Harry.
Em um comunicado, o Palácio de Buckingham disse: “Durante o recente procedimento hospitalar do rei para aumento benigno da próstata, uma questão separada de preocupação foi observada. Testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de câncer. Sua majestade iniciou hoje, um cronograma de tratamentos regulares, durante os quais foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público.