A floresta amazônica abriga a maior e mais pesada (embora não a mais longa) espécie de cobra da Terra: a sucuri verde. No entanto, o que se pensava ser uma única espécie cobrindo uma vasta área, foi agora revelado como duas, anaconda-verde-do-sul (E. murinus) e anaconda-verde-do-norte (Eunectes akayima)..
A descoberta aconteceu nas gravações de uma série que Will Smith está gravando para o National Geographic. O ator não teve problemas em entrar na água e ajudar a capturar sucuris.
A primeira espécie pode ser encontrada, de acordo com o estudo, na Bolívia, no Brasil, no Peru e na Guiana Francesa. Já a segunda, é vista na Colômbia, no Equador, na Guiana, na Guiana Francesa, no Suriname, em Trindade e Tobago e na Venezuela.

Para chegar nessas conclusões, os pesquisadores realizaram uma expedição em 2022 ao território indígena Baihuaeri Waorani, situado na Amazônia equatoriana.
O professor Bryan Fry, da Universidade de Queensland, está realizando um estudo de longo prazo sobre os efeitos da perfuração de petróleo na Amazônia, em colaboração com o povo indígena Waorani.
“Fizemos essa viagem a convite do líder Waorani Penti Baihua, e em colaboração com ele. O ator Will Smith também participou da expedição, como parte de uma série que ele está filmando para o National Geographic”, conta o professor ao The Conversation.