Vacina contra dengue está disponível em oito unidades de saúde neste sábado (2)

Anvisa aprova uma nova vacina contra a dengue
Foto: Kísie Ainoã
Compartilhe

Neste sábado, 2/3, oito unidades estarão ofertando a vacina contra a dengue, Qdenga, no horário das 8h às 12h. O atendimento inicialmente é voltado a crianças de 10 e 11 anos, conforme orientações do Ministério da Saúde.

 

O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, destaca que das oito unidades de horário ampliado, uma funciona aos sábados e domingos das 8h às 18h: a Clínica da Família Carmen Nicolau, localizada no Lago Azul, na zona Norte da capital.

 

 

 

“O dado mais recente da Semsa aponta que 6.388 doses da vacina haviam sido aplicadas, embora o número esteja em crescimento, precisamos reforçar que os pais e mães devem levar a sério o compromisso de proteger as crianças. Nossas unidades funcionam todos os sábados para ampliar o acesso ao imunizante”, destacou.

 

 

 

Além das unidades tradicionais, a vacina será sendo ofertada neste sábado, das 8h às 11h, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro, onde serão realizadas diversas ações de esclarecimento e sensibilização da população para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também de zika e Chikungunya.

 

 

 

Em Manaus, a meta da vacinação contra a dengue é alcançar 90% das 65.037 crianças de 10 e 11 anos de idade. Para chegar a esse resultado, a Semsa está desenvolvendo um planejamento junto a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para que a vacina seja ofertada nas escolas da rede municipal.

 

 

 

Para que as crianças sejam vacinadas, precisam estar acompanhadas de um dos pais ou responsável, que deve apresentar documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, e o cartão de vacina.

 

 

 

O esquema vacinal da Qdenga contempla duas doses, sendo que o intervalo entre as doses precisa ser de três meses. “As crianças com diagnóstico confirmado de dengue precisam aguardar seis meses para começar seu esquema vacinal, e se depois de tomar a primeira dose, houver infecção por dengue, é preciso esperar 30 dias, depois que os sintomas da dengue passarem, para poder para receber a segunda dose do imunizante”, explica Coelho.

 

 

 

A Semsa reforça que a Qdenga pode ser aplicada junto com as outras vacinas do calendário básico infantil, sem necessidade de intervalo. Mas no caso em que a criança precisa tomar as vacinas contra a febre amarela, contra a varicela e a tríplice viral, os pais precisam aguardar 30 dias antes ou depois da vacinação contra a dengue, para prosseguir com a proteção vacinal contra essas doenças.

 

 

 

Unidades em funcionamento neste sábado 2/3:

 

 

 

Zona Norte

 

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (que funciona das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados)

 

USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, Cidade Nova 1

 

USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina

 

 

 

Zona Sul

 

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores

 

 

 

Zona Leste

 

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares

 

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário

 

 

 

Zona Oeste

 

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

 

USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais