Celebração da Vigília Pascal marca o sábado de aleluia na catedral metropolitana de Manaus

Foto: Flávia Horta – Assessoria Arquidiocese de Manaus - ASCOM
Compartilhe

A Vigília Pascal desse sábado (30/03) teve início às 19h na área externa da matriz Nossa Senhora da Conceição.  Fieis, ministros e agentes acompanharam a solenidade realizada pelo Cardeal Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus que foi dividida em quatro momentos:

Celebração da Luz

Com uma fogueira acesa na calçada histórica, o cardeal Dom Leonardo Steiner abençoou o fogo para acender o Círio Pascal.

O Círio Pascal é uma vela branca que representa a Luz de Cristo sendo usada nas liturgias de Igrejas Cristãs. Os agentes foram acendendo suas velas a partir do Círio e entram em silencio na catedral.

De acordo com Dom Leonardo, é no acender do Círio que tudo começa no novo amanhecer: “A nova luz expulsou as trevas, a escuridão e o medo.

A Liturgia da Palavra

Na Vígilia Pascal são feitas leituras do Antigo e Novo Testamento e salmos que relembram o mistério da salvação. Dom Leonardo também fez orações no momento da liturgia. Após as leituras, todas as luzes da igreja foram acesas para cantar o Aleluia e leitura do evangelho que transformou a morte em vida e salvação.

A Liturgia Batismal

Após a homilia, o cardeal fez a benção da água. Em seguida o Círio Pascal foi colocado dentro da pia batismal para ser benzido e os ministros retiraram a água para aspergir sobre os fieis que, com as velas acesas nas mãos, renovaram as promessas do batismo.

Liturgia Eucarística

A celebração Eucarística é o ponto central de todo rito da Vigília Pascal.

A celebração encerrou com o cardeal Dom Leonardo agradecendo a todos os bispos e desejando uma feliz Páscoa a todos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais