A Vigília Pascal desse sábado (30/03) teve início às 19h na área externa da matriz Nossa Senhora da Conceição. Fieis, ministros e agentes acompanharam a solenidade realizada pelo Cardeal Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus que foi dividida em quatro momentos:
Celebração da Luz
Com uma fogueira acesa na calçada histórica, o cardeal Dom Leonardo Steiner abençoou o fogo para acender o Círio Pascal.
O Círio Pascal é uma vela branca que representa a Luz de Cristo sendo usada nas liturgias de Igrejas Cristãs. Os agentes foram acendendo suas velas a partir do Círio e entram em silencio na catedral.
De acordo com Dom Leonardo, é no acender do Círio que tudo começa no novo amanhecer: “A nova luz expulsou as trevas, a escuridão e o medo.
A Liturgia da Palavra
Na Vígilia Pascal são feitas leituras do Antigo e Novo Testamento e salmos que relembram o mistério da salvação. Dom Leonardo também fez orações no momento da liturgia. Após as leituras, todas as luzes da igreja foram acesas para cantar o Aleluia e leitura do evangelho que transformou a morte em vida e salvação.
A Liturgia Batismal
Após a homilia, o cardeal fez a benção da água. Em seguida o Círio Pascal foi colocado dentro da pia batismal para ser benzido e os ministros retiraram a água para aspergir sobre os fieis que, com as velas acesas nas mãos, renovaram as promessas do batismo.
Liturgia Eucarística
A celebração Eucarística é o ponto central de todo rito da Vigília Pascal.
A celebração encerrou com o cardeal Dom Leonardo agradecendo a todos os bispos e desejando uma feliz Páscoa a todos.