O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participou, nesta segunda-feira (8), do lançamento do 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa (EA Lusófono).
O EA Lusófono será realizado em Manaus, de 21 a 25 de julho de 2025. Esta é a segunda vez que o congresso será realizado no Brasil.
A 8º edição do EA Lusófono tem como tema “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou durante o lançamento do Congresso que o evento ganha importância por se apresentar como espaço de preparação para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
Em Manaus, o 8º Congresso será organizado pelo Inpa, em conjunto com Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) a convite do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
“O Inpa coloca as suas instalações, em especial o Bosque da Ciência, à disposição para sediar o conjunto de atividades que fará parte da programação. Nós, certamente, teremos um papel de destaque, faremos questão de que as atividades pré-conferência, durante e pós-conferência tenham um lugar em nosso campus”, declara o diretor do Inpa, o professor Henrique Pereira, sobre o papel do Instituto na organização do evento.
As últimas edições do EA Lusófono foram realizadas na Galícia (2007), no Brasil (2013), em Portugal (2015), São Tomé e Príncipe (2017), Guiné-Bissau (2019), Cabo Verde (2021) e Moçambique (2023).