Começou nesta segunda-feira, 22/4, à programação do espaço colaborativo “Abril Azul”, alusivo ao mês de conscientização mundial sobre o autismo.
O espaço reúne equipes responsáveis pelo atendimento socioassistencial a pessoas autistas na capital amazonense, para oferecer diversos serviços à população, como Cadastro Único, emissão de credenciamento de estacionamento para Pessoas com Deficiência (PcDs) e comercialização de produtos.
A gerente de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e dos Idosos da Semasc, Deídre Nascimento, responsável pela coordenação da programação, definiu o espaço como uma iniciativa muito importante para a promoção, conscientização e a garantia dos direitos das pessoas com autismo.
“Para nós, essa é uma ação muito importante no sentido de reafirmar o nosso compromisso com a defesa dos direitos das pessoas autistas. É um momento de parceria, de celebração e de muito trabalho para aqueles que lutam por uma cidade cada vez mais inclusiva e justa para todos”, relatou.
Daidilane Pantoja, avó da pequena Maria Eduarda, afirmou que o espaço tem sido essencial para a busca de informações e principalmente sobre os direitos da criança autista.
“Esse espaço oferecido pela prefeitura está sendo maravilhoso. Estou amando. A gente descobriu sobre o evento hoje, e resolvemos comparecer aqui pela tarde. E está sendo essencial procurar os direitos da criança autista”, compartilhou.
Durante a semana, voluntários da Associação Amigos do Autista (AMA) e do Instituto Autismo no Amazonas (IAAM) estarão comercializando, no shopping, produtos personalizados, como camisetas, canecas, cordão de identificação, entre outros itens. Os valores são a partir de R$ 10.
Todo o recurso será revertido para manutenção do trabalho das duas instituições. Todos os stands, incluindo os de atendimento ao público, funcionarão até sexta-feira, 26, das 10h às 22h, na loja colaborativa que fica localizada no piso 1, em frente à Praça de Alimentação.