Uma nova temporada do espetáculo “O Morro do Bode Selvagem”, do Grupo Jurubebas de Teatro, será realizada no mês de junho, às quartas e quintas (dias 5 e 6, 12 e 13, 19 e 20 e 26 e 27), às 19h no Buia Teatro (rua Dona Libânia, 300 – Centro) com entrada gratuita.
A obra apresenta a narrativa dos personagens Aitana, Said, Polina e Azekel, que se inspiram em vidas reais para contar a luta e as aventuras dos refugiados que vivem numa terra devastada pela guerra. A obra foi contemplada pelo Edital Prêmio Manaus Cultural – Demais Linguagens, por meio da Lei Complementar n° 195/2022 – Lei Paulo Gustavo por meio do Conselho Municipal de Cultura de Manaus.
A peça é protagonizada por Robert Moura e Raiana Prestes, e conta com elenco formado também por Carla Aloyá, Leandro Paz e Roberta Lavor que, juntos, trazem para o palco os percalços dessa travessia em busca da Terra Prometida. “A gente busca, através dessa metáfora, provocar o espectador e proporcionar uma experiência sensorial desde a entrada até o final. Esse novo processo nos mostra que assuntos relacionados à guerra, à imigração, à vida na fronteira estão cada vez mais constantes nos noticiários e precisamos falar desse assunto que é urgente”, diz Felipe Maya Jatobá, que assina a direção e dramaturgia do espetáculo.
Crítica à sociedade
Tratando sobre temas universais e ganhando um olhar épico para a encenação, o espetáculo traz uma crítica à sociedade ocidental e sua busca incessante pela felicidade. A peça reuniu depoimentos de 5 imigrantes vindos dos países Haiti, Venezuela e Síria para contar a narrativa de 5 personagens que integram a fictícia história encenada no palco. A peça “O Morro do Bode Selvagem” foi vencedora do Concurso de Dramaturgia do Festival de Teatro da Amazônia em 2023 e fará parte de uma coletânea a ser lançada em breve pela Federação de Teatro do Amazonas.
Reunindo uma nova geração de artistas do teatro amazonense, o espetáculo também faz parte de um processo de formação de espectadores na cidade de Manaus. O projeto também conta com mediação do ator, dramaturgo e pesquisador Caio Muniz e busca oportunizar espaços de atuação profissional na capital. “O Morro do Bode Selvagem é um trabalho que exige uma compreensão do nosso ofício e sua relação com o mundo ao redor. Está sendo um espetáculo que nos traz novas perspectivas e nos prepara para o grande momento de encontrarmos esse público na temporada “, diz Robert Moura, ator que protagoniza a obra.