Festival Olhar do Norte prorroga inscrições até 31 de maio

Com a prorrogação, a perspectiva é ampliar a participação de filmes da Amazônia. Foto: Divulgação
Compartilhe

O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, prorrogou as inscrições até o dia 31 de maio.

Previsto para acontecer no segundo semestre do ano, são três mostras competitivas que compõem o festival: Amazônia, que abrange filmes realizados e diretores dos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; Outros Nortes, com produções e diretores dos demais estados brasileiros; e Olhar Panorâmico, que tem exibições on-line de obras cinematográficas e diretores também de estados da Amazônia Legal.

A programação conta ainda com a mostra não competitiva Olhinho, para filmes infantojuvenis e aberto para todos os estados do Brasil, além das produções convidadas. A lista dos selecionados vai ser divulgada no site do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte e no Instagram do evento (@olhardonorte).

O curador Diego Bauer destaca que as inscrições são gratuitas e filmes de todos os gêneros podem participar da sexta edição do evento. Segundo ele, cada autor pode inscrever mais de uma obra cinematográfica, desde que tenha a duração máxima de 25 minutos e realizados a partir de 1º de janeiro de 2023. “Até o momento temos um número grande de filmes inscritos na mostra Outros Nortes. Temos muitas obras do Sudeste, especialmente de São Paulo”, afirma o curador. “Em segundo, vem Amazônia e Olhinho”.

Foto: Divulgação

Diego Bauer pontua que tem sentido falta de inscrições do Amazonas, Pará e Roraima, que sempre lideraram as edições anteriores na mostra Amazônia. “Uma novidade deste ano é que estamos recebendo um número bom de filmes do Maranhão e Mato Grosso, o que ainda não tinha rolado no festival”, comenta o organizador.

Conforme o curador, que atua junto com Flávia Abtibol e Victor Kaleb, com a prorrogação, a perspectiva é ampliar a participação de filmes da Amazônia. “É fundamental que a mostra Amazônia seja mais abrangente e traga toda produção de destaque da nossa região, tanto da capital quanto do interior”, completa Diego Bauer.

Premiação
Todos os filmes selecionados para a Mostra Amazônia concorrem ao prêmio de “Melhor Filme”, “Prêmio Especial do Júri”, “Melhor Direção”, “Melhor Atuação”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Direção de Fotografia”, “Melhor Montagem”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Som” e “Melhor Filme” pela escolha do público. O corpo de jurados vai ser formado por profissionais da área.

Em Outros Nortes e Olhar Panorâmico, a premiação é para “Melhor Filme”, “Menção Honrosa do Júri” e “Melhor Filme” pela escolha do público. O júri será composto por críticos do site Cine Set.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais